Curso tecnológico, bacharelado e licenciatura: saiba quais são as diferenças

2 Encaminhamentos

Pra Estudar
Duvida1

Além de definir sua vocação, o estudante que está prestes a concluir o ensino médio precisa escolher entre os diversos formatos de cursos existentes: bacharelado, licenciatura ou tecnológico. Cada um desses cursos têm características diferenciadas. Vamos ver as características de cada um deles e quais são os tipos de conhecimentos profissionais que eles oferecem?

Curso tecnológico, bacharelado e licenciatura: saiba quais são as diferenças

Bacharelado

O bacharelado é a formação em nível superior convencional. O período de duração dos cursos varia de 4 a 6 anos, dependendo da área. O bacharel vai fazer estudos diversificados dentro da área escolhida, o que resulta em i, conhecimento generalizado a respeito de uma considerável gama de assuntos. Depois de formado, bacharel pode escolher estudar segmentos dentro da sua área. Para isso, precisará fazer especializações, mestrado e doutorado.

O bacharelado geralmente é escolhido por quem ainda tem dúvidas quanto à profissão, tendo apenas certeza da área em que quer atuar: humanas, exatas ou biológicas. Seu período de formação mais longo propicia o tempo necessário para o amadurecimento do jovem ao mesmo tempo em que dá uma sólida formação básica.

Licenciatura

A licenciatura é indicada para quem tem interesse em dar aulas. Os cursos de licenciatura geralmente têm duração semelhante aos de bacharelado e oferecem a maior parte do currículo do bacharelado. No entanto, a licenciatura capacita especificamente para ministrar aulas na educação básica (ensinoS fundamental e médio). A diferença de conteúdo entre o bacharelado e a licenciatura é a carga de matérias pedagógicas para quem quer se tornar professor. É importante destacar que o bacharelado por si só não habilita ao exercício do magistério na educação básica. O profissional formado em curso de licenciatura pode atuar como técnico ou pesquisador, se fizer pós-graduações específicas na área em que pretende atuar.

Cursos Tecnológicos

Ao contrário do que muitos jovens pensam, os cursos tecnológicos são sim uma formação em nível superior e são diferentes dos cursos técnicos. Apesar disso, sua duração é menor que o bacharelado e a licenciatura, entre 2 e 3 anos. Isso acontece porque os cursos tecnológicos apresentam uma abordagem mais direta da área escolhida e não oferecem conhecimentos mais generalizados.

No bacharelado, trabalha-se com o objetivo de intensificar a produção de conhecimento da humanidade, que não precisa necessariamente ter uma aplicação na prática de forma imediata. Já nos cursos tecnológicos, o foco é nas necessidades da sociedade e na invoção tecnológica, o que significa que a formação está diretamente ligada às oportunidades do mercado de trabalho. Dependendo das características de uma determinada região, diferentes cursos tecnológicos podem ser oferecidos.

É um tipo de curso mais indicado para o estudante que já tem certeza de qual trabalho deseja exercer dentro da área escolhida. Os cursos tecnológicos também são a melhor opção para quem já trabalha em uma determinada área e deseja obter uma formação em nível superior.

Você já conhecia as diferenças entre as três modalidades? Qual delas é a mais adequada para você? Conte para a gente!

 

 
Quer saber quanto custa a faculdade dos seus sonhos? Acesse www.portalpravaler.com.br e faça uma pesquisa!

2 comments

Deixe uma resposta