Saiba mais sobre o curso de Gastronomia

Comentarios:

Home Pra Carreira Pra Estudar
curso-de-gastronomia

Descubra qual faculdade e os valores das mensalidades do curso de Ciências da Computação. Clique aqui!

O crescimento do setor alimentício e a visibilidade que os profissionais da cozinha ganharam nos últimos anos são evidentes. No entanto, a formação do gastrônomo ainda é um mistério para alguns, que não notam a importância e as responsabilidades envolvidas neste tipo de trabalho. Fatores como as finanças de um restaurante, a segurança alimentar, o atendimento e gerenciamento de funcionários são apenas algumas das inúmeras disciplinas do curso de Gastronomia, que o profissional deve executar com habilidade para obter sucesso no mercado de trabalho. Confira abaixo um pouco mais sobre o curso e algumas das curiosidades da carreira!

Sobre o curso de gastronomia

O curso superior em Gastronomia tem duração média de quatro anos e o profissional, ao formar-se, sai habilitado como bacharel. Ao contrário do que muito pensam, nem todas as disciplinas oferecidas pela grade curricular do curso de Gastronomia possuem o glamour e o status que a profissão de chef parece possuir – ou seja, nem apenas de montar pratos caros e exóticos vive o profissional da cozinha.

A estrutura de aprendizado do curso apresenta matérias teóricas que envolvem bioquímica, microbiologia, nutrição e higiene, por exemplo. Muitas atividades práticas também são ministradas, nas quais o estudante coloca a mão na massa, aprendendo sobre a culinária nacional e internacional, bebidas, confeitaria, etc. Além disso, o aluno também tem acesso a disciplinas ligadas à administração e estratégias de negócio, como a gestão financeira, planejamento de restaurantes e cardápios, entre outras.

Esta ampla quantidade de informações e as oportunidades do curso de Gastronomia possibilitam que o profissional atue em diversas áreas e setores do meio alimentício.

Requisitos e características do profissional

Acima de tudo, o profissional da área deve gostar de lidar com a cozinha e ser responsável o suficiente para administrar um ambiente que envolve muitos riscos, além de ficar atento aos detalhes que a profissão possui. A necessidade de o profissional ser higiênico e respeitar as regras de segurança alimentar também é essencial; ter disciplina e organização pode ajudar quem deseja seguir carreira e pensa em liderar a cozinha de um grande restaurante, por exemplo. De acordo com a área em que o profissional deseje atuar, características como liderança, boa comunicação, habilidade com finanças e criatividade podem ser diferenciais de grande importância.

Mercado de trabalho do gastrônomo

A maior vantagem do setor alimentício é a estabilidade. Devido à necessidade do consumo por parte do público em geral, os gastos com alimentação mantêm-se estáveis ou apresentam queda mínima, indiferentemente da situação econômica do país. A diversidade também agrada quem pretende candidatar-se ao curso de Gastronomia, pois o profissional ainda pode especializar-se em culinárias específicas, tais como oriental, vegetariana, confeitaria e panificação.

Como já falamos, o campo de atuação é amplo e o profissional pode desempenhar tarefas em hotéis, companhias aéreas, grandes e pequenas empresas, consultorias, indústrias, agências de regulação, lanchonetes, bares, hospitais, restaurantes, etc. A grande maioria de vagas está concentrada nas cidades de alto padrão e desenvolvimento econômico, como capitais ou centros urbanos que possuem atividades turísticas ou que envolvam negócios.

O mercado de trabalho do gastrônomo está em constante evolução e a cada momento surgem novas especializações e áreas que podem ser exploradas pelos profissionais. Um exemplo recente é a cultura importada food trucks, que levou muitos cozinheiros a aderirem à moda por aqui e também criarem seus próprios negócios.

Descubra qual faculdade e os valores das mensalidades do curso de Gastronomia. Clique aqui!

Deixe uma resposta