CONHEÇA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO MAIS POPULARES DO BRASIL

1 Encaminhamento

Home Pra Estudar
Universitários6

Escolher uma profissão é um momento crucial na vida de qualquer estudante. São tantas opções, habilidades e desejos que dúvidas surgem a todo instante.

Além de levar em conta as aptidões e predileções pessoais, é importante pensar no mercado de trabalho e no futuro da profissão escolhida. Você já parou para pensar quais são os cursos mais populares do Brasil segundo o Ministério da Educação?

A seguir, confira os cursos de graduação que fazem mais sucesso entre os estudantes e veja se a sua opção está entre as mais badaladas do momento!

Conheça os cursos de graduação mais populares do Brasil

PEDAGOGIA

Se você está se preparando para o Enem visando mirar uma vaga de graduação pelo SISU, PROUNI ou até mesmo um financiamento pelo FIES, por exemplo, saiba que o curso de Pedagogia está presente entre as principais estrelas em termos de procura.

O mercado para o profissional dessa área não se restringe apenas a dar aulas, como muita gente pensa. Além de lecionar, o curso também abrange o ramo da coordenação pedagógica em colégios, escolas e até mesmo creches públicas ou privadas. Além disso, o setor empresarial é outra possibilidade na qual o profissional formado em Pedagogia deve ficar ligado, haja vista a grande demanda por métodos e didáticas de ensino voltados para crianças.

Entre as melhores instituições de ensino que oferecem o curso estão a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e a Universidade Estácio de Sá (UNESA) do Rio de Janeiro.

DIREITO

Seguir a carreira de advogado ou juiz é o sonho de grande parte dos estudantes do Brasil, segundo dados do MEC. Para se ter uma ideia, em 2012, o curso de Direito figurou como o segundo mais procurado no país, com cerca de 737.271 matrículas.

Se você pretende escolher este curso, saiba que o campo de trabalho oferece outras possibilidades além da atuação como advogado ou juiz. Entre as diferentes vertentes de cargos que o curso possibilita, temos desde delegado da Polícia Civil, até desembargador ou membro do Ministério Público.

É bom frisar que depois de formados, os alunos do curso de Direito necessitam prestar o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Instituições como a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Universidade Presbiteriana Mackenzie e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) possuem as melhores reputações no que tange a graduação em Direito no país.

ADMINISTRAÇÃO

De acordo com o Censo da Educação Superior, elaborado pelo MEC, o curso mais popular em terras tupiniquins é o de Administração, com cerca de 833.042 matriculados.

Se você gosta de trabalhar com a área de finanças e se sente inclinado a lidar com estratégias e metas que resultem em ganhos financeiros, este pode ser o curso ideal. O número de universidades que oferecem a graduação neste sentido é grande: nada menos 1.822!

Com um mercado concorrido e ao mesmo tempo aquecido, o profissional deste campo pode exercer funções ligadas a recursos humanos, vendas e logística, bem como prestar consultorias em empresas ou até mesmo empreender e criar o seu próprio negócio.

Em um ranking publicado pela Folha de São Paulo, referente às melhores instituições gabaritadas para oferecer este curso, encontram-se as seguintes: Universidade Presbiteriana Mackenzie, Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-EAESP), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC- MG), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(PUC-SP), Universidade Paulista (UNIP) e Universidade Estácio de Sá (UNESA).

E você, leitor? Tem identificação com algum dos cursos citados? Sente-se preparado para entrar nas melhores instituições de ensino do país? Conte para a gente as suas impressões sobre esse assunto!

1 comment

Deixe uma resposta