Como ser menos distraído em sala de aula?

Comentarios:

Home Pra Estudar
Estudos 8

Um dos grandes desafios dos professores em sala de aula é reter a atenção dos alunos. Está ficando cada vez mais difícil para os estudantes se atentarem para o que está sendo ensinado. A geração dos smartphones e dos tablets se vê cercada de distrações que podem prejudicar significativamente o processo de aprendizagem.

Muitos alunos caem de rendimento por não saberem lidar com tantas possibilidades. É perfeitamente normal passar por essa situação, porém, não devemos ficar estáticos diante dela. É preciso agir. Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar você a evitar as distrações e se focar completamente nos estudos.

Desligue o celular

Fazendo isso, você diminuirá em muito a chance de se distrair em sala de aula. Evite ter que usar seu dispositivo móvel enquanto o professor ensina a matéria. Alguns podem dizer “mas utilizo aplicativos que ajudam a aprender a matéria”, mas ao mesmo tempo em que você recorre a eles, seu amigo chama você no Whatsapp e isso gera distração. O melhor a fazer é não utilizar qualquer tipo de eletrônico durante o processo de aprendizagem, a não ser que o conteúdo estudado demande isso.

Evite conversar

Conversas paralelas dentro de sala de aula prejudicam tanto o professor quanto os alunos. Até mesmo uma dúvida exposta no momento errado pode prejudicar a linha de raciocínio das duas partes. Caso tenha algo muito importante a conversar com seu colega ao lado, anote para que vocês dialoguem ao final de aula. Caso tenha dúvidas, espre o professor terminar de explicar.

Anote pontos importantes da matéria que está sendo estudada

Fazendo isso, você se certificará de que a sua atenção estará totalmente voltada para o educador. Este exercício pode aumentar em muito o seu rendimento educacional. Sempre que algo muito importante for dito, anote. Porém, para que isso seja realmente eficaz, é preciso estar atento à matéria ministrada.

Deixe sua mesa com poucos atrativos

Papel, lápis, caneta e borracha. Uma mesa com materiais desnecessários sempre nos leva à distração.Já reparou que sempre que um objeto diferente está próximo a nós em sala de aula ele nos tira a atenção? Isso se deve ao fato de que nossa curiosidade é despertada a todo momento. Ter objetos que já conhecemos por perto compromete menos a atenção.

Sente-se mais próximo ao professor

Caso não goste de se sentar na frente, tente se sentar o mais perto possível. Quanto mais próximo está o espectador, maior a probabilidade dele ter todas as suas atenções voltadas ao educador. Isso ajudará no aprendizado, pois quando estamos mais próximos, mais facilidade de decodificar a mensagem transmitida nós temos.

Beba água e vá ao banheiro antes da aula começar

Muitos alunos prejudicam sua linha de raciocínio por sentirem vontade de beber água ou ir ao banheiro durante a aula. A água você pode levar numa garrafinha para a sala de aula e isso é bem saudável. Já no caso de ir ao banheiro, é recomendado que seja feito antes ou depois da aula. Claro que, em alguns momentos, isso não será possível. Porém, se pudermos nos educar, isso trará bons resultados para nossa aprendizagem.

Você tem dificuldades de concentração? Como faz para superá-las? Conte para a gente nos comentários!

 

Quer saber quanto custa a faculdade dos seus sonhos? Acesse www.portalpravaler.com.br e faça uma pesquisa!

Deixe uma resposta