Como se vestir em momentos importantes da vida profissional?

Comentarios:

Home Pra Carreira
curso de Publicidade e Propaganda

Você se preparou ao máximo, fez sua inscrição e finalmente chegou a hora de dar o próximo passo na sua vida profissional – seja por meio de um vestibular, uma entrevista de emprego ou uma dinâmica de grupo. Como se vestir para esse momento decisivo e não deixar que a escolha interfira no seu desempenho? Confira algumas dicas no post de hoje:

Como se vestir para um vestibular

Analise o clima

Como as provas de vestibular tendem a ser longas, é essencial que você se atente à previsão do tempo para não deixar que frio ou calor excessivos prejudiquem sua concentração. No inverno, use peças de moletom, meias quentes e sapatos fechados. No verão, dê preferência a roupas frescas e claras. Leve um casaquinho por precaução.

Aposte em conforto

No dia de uma prova tão importante, “conforto” deve ser a palavra de ordem! Portanto, nada de usar roupas ou acessórios que possam fazer você sentir algum tipo de incômodo, como peças apertadas, comprimentos curtos, decotes grandes, sapatos de salto e joias pesadas. A ideia é não se distrair com as preocupações que um figurino mais elaborado pode causar.

Evite acessórios

A maioria dos editais lista uma série de acessórios que não devem ser usados no momento das provas, como bonés, óculos escuros e relógios. Para não ter o trabalho de tirá-los quando chegar no local, evite-os na hora de montar o look. Também é interessante deixar de lado peças que fazem barulho quando você se movimenta. Um bom exemplo disso são as pulseiras com berloques.

Como se vestir para uma entrevista de emprego

Analise a sua área de atuação

O primeiro passo para acertar na escolha do traje para a entrevista de emprego é refletir sobre como as pessoas que já trabalham na sua área costumam se vestir. Profissionais de ramos como direito e administração apostam em composições mais formais. Já os que atuam em setores como tecnologia e marketing tendem a ser mais descolados.

Estude a empresa em questão

Além de analisar a sua área de atuação, é interessante descobrir tudo o que puder sobre a empresa que chamou para a entrevista. O setor de comunicação é amplo e reúne organizações de diferentes tamanhos, idades e identidades, por exemplo. Com certeza você não se vestirá da mesma forma para trabalhar em um canal de TV tradicional e uma startup!

Converse com colegas

Seus colegas de área também podem ser boas fontes de informação sobre dress code, especialmente se eles já trabalharam na empresa em questão ou em uma que seja parecida. Lembra de todas aquelas dicas que você já leu por aí sobre a importância de criar uma rede de contatos profissionais? Ela pode ser útil até em momentos assim!

Como se vestir para uma dinâmica de grupo

Seja discreto

Em uma dinâmica de grupo, você deve chamar a atenção pelas suas atitudes e pelo seu conteúdo. Então, nada de se vestir com aquela peça que tem um corte inovador ou uma cor chamativa. O melhor caminho a seguir é o da discrição: modelos clássicos e cores neutras atrairão os olhares dos recrutadores pelos motivos certos!

Demonstre elegância

Por outro lado, de nada adianta exagerar na formalidade do figurino se você não se sentir confortável com isso e acabar deixando esse sentimento transparecer. Quem não tem o costume de usar ternos pode se sentir mais confiante com um bom conjunto de camisa e calça. Como dizia a estilista Coco Chanel, “a simplicidade é a chave da verdadeira elegância”.

Use sapatos confortáveis

Dinâmicas de grupo são famosas pela imprevisibilidade. E nada garante que você não terá que se movimentar bastante durante essa experiência! Por isso, escolha sapatos que aliem características como beleza e conforto. Reserve aquele salto alto fabuloso para algum evento formal da empresa, quando a vaga já for sua.

Agora você já sabe como se vestir para vestibulares, entrevistas de emprego e dinâmicas de grupo! Se tiver alguma outra dica, compartilhe com a gente nos comentários.

Deixe uma resposta