COMO PREPARAR MINHA ALIMENTAÇÃO EM DIAS DE PROVA?

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O grande dia da prova. Se pudéssemos, faríamos de tudo para que tudo saísse perfeito, exatamente como planejamos. Talvez, nem todos os fatores externos e internos que nos atrapalham possam ser manipulados. Porém, algumas precauções podem nos ajudar a ter mais sucesso nesse momento. Cuidar da alimentação é uma delas.

Nossa alimentação interfere significativamente em vários aspectos do nosso organismo, nos ajuda no raciocínio e interfere em nossos sentidos nesse importante momento. Ela pode tanto prejudicar quanto contribuir para o seu desempenho em dias de provas. Uma boa alimentação não é somente boa para corpo, mas também para a mente.

Como preparar minha alimentação em dias de prova?

RESPEITE OS HORÁRIOS DAS REFEIÇÕES

É importante que os cuidados comecem pelo menos um dia antes da prova. Para isso, deve-se respeitar os horários das refeições. Tem pessoas que deixam de comer para estudar e essa prática pode ser danosa em vários aspectos. Nunca troque seu almoço por um lanche. O recomendado é que o estudante faça de cinco a seis refeições diárias. No grande dia, coma algo duas horas antes de sua prova. Com isso, você evitará que o nível de açúcar no seu sangue fique reduzido e você tenha indisposições físicas.

ESCOLHA BEM O QUE VAI COMER PARA NÃO SE PREJUDICAR

Um café da manhã reforçado com bastante sais minerais, carboidratos e vitaminas também te ajudaram no dia da prova. Comidas leves e que dão energia são essenciais. Carnes vermelhas não são recomendas, pois demoram muito para serem digeridas e nos deixam com sensação de “pesar”. Então, faça uma substituição por carne branca grelhada, pois ela facilita a digestão. Substitua alimentos pesados e gordurosos por fontes de energia e proteínas. Bons exemplos são frutas, legumes e líquidos. As fibras, além de auxiliarem na digestão, evitam a queimação no estômago. O ideal é um cardápio leve, colorido, balanceado e saudável. Evite ingerir alimentos desconhecidos pelo seu organismo.

OPTE POR ALIMENTOS QUE FAVORECEM O DESEMPENHO

Durante sua prova, alguns alimentos ajudam a controlar ansiedade e favorecem a memória, como frutas, sucos, castanha de caju, sanduíche natural, entre outros. Não economize nos sucos naturais. Já bebidas como refrigerantes, café e energéticos podem acelerar o metabolismo e aumentar a angústia.

O que não ingerir?

Na lista dos que devem ser totalmente evitados estão as bebidas alcóolicas. Mesmo alguns dias antes da prova elas devem ser controladas. Reserve suas comemorações para depois da prova. Evite comer em restaurantes desconhecidos e fast foods.

Não é apenas uma questão de condicionamento físico, mas sim de favorecer seu condicionamento físico e psicológico. Você sentirá os benefícios de uma alimentação correta tanto para seu cérebro quanto para o seu emocional.

Você já cuida da sua alimentação? Que outras dicas pode dar? Conte para a gente nos comentários!

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