Como o mundo do trabalho está mudando?

Comentarios:

Home Pra Carreira Pra Saber PRAVALER
Como o mundo do trabalho está mudando?

Algo inegável sobre a realidade humana: as coisas mudam!

E não seria diferente com o mundo do trabalho. Aliás, essa é uma das coisas que sempre se transformam. Não precisamos voltar muito no tempo para perceber que algumas profissões mudaram muito ou até mesmo sumiram do mercado, abrindo espaço para outros ofícios.

E a grande notícia para alguns (boa ou ruim) é como o mundo do trabalho está mudando novamente. Se você não quer perder tempo pensando em como se adaptar, leia este artigo até o final e aproveite as oportunidades para tomar a dianteira!

Habilidades técnicas serão subestimadas

Com o avanço da tecnologia, podemos perceber que muitas coisas que eram feitas manualmente estão sendo substituídas pela automatização. Este é um problema “romantizado” por muitos desde a Revolução Industrial, que podemos dizer que foi onde tudo começou. Mas a verdade é que a tecnologia veio para facilitar as nossas vidas e, como consequência, precisamos nos adaptar.

As profissões que exigem habilidades manuais tendem a ser subestimadas, ao mesmo tempo em que são valorizados os profissionais que conseguem trabalhar em equipe. Já podemos ver essa preocupação nas escolas, onde são propostas o máximo atividades em grupo, substituindo as individuais, para evoluir esse quesito de trabalho em grupo com seus alunos.

Valorização da criatividade

Ser criativo já foi visto como um grande problema. Pessoas cheias de ideias eram vistas como sonhadoras e não tinham espaço no mercado de trabalho – pelo menos não da forma como queriam, que era trabalhar exatamente essa criatividade que já havia nelas. Hoje, com toda essa transformação, as coisas estão bem diferentes nesse aspecto e a criatividade está ganhando o seu valor.

Dependendo da área, é valorizado o funcionário que for mais criativo para trazer novas formas de trabalho para a empresa e abordagens diferentes para resolução de problemas. Se você gosta de trabalhar com criatividade, considere esta uma boa notícia!

Administração será um grande diferencial

Ainda sobre o assunto da substituição das habilidades manuais para a automatização, a administração será o grande diferencial para se manter no mundo do trabalho. Com as máquinas substituindo a força, será necessário administrar o funcionamento dessas máquinas, assim como o padrão da função e etc.

Tudo se resume a uma adaptação necessária para o mercado de trabalho. Sempre haverá empregos para as pessoas e a grande escala de produção que se aumenta a cada dia vai tornar possível empregar muitos tipos de profissionais. Mas para isso, é preciso que eles saibam se adaptar.

A técnica deve ser aprofundada

Uma grande discussão quando falamos dessa nova etapa do mundo do trabalho são as escolas técnicas, aqueles cursos que ensinam somente o trabalho manual da profissão. Será que as pessoas que estão se formando nestas escolas estão perdendo seu tempo?

Também existem perguntas a respeito do fim das escolas técnicas. Mas a grande realidade é que tudo é adaptação, como já foi citado acima. E se hoje os alunos que estão para se formar nestas escolas técnicas procurarem se aprofundar na administração de suas profissões, assim como as próprias escolas passarem este conteúdo, todos terão o seu lugar ao sol.

Esses são pontos importante sobre a mudança no universo do trabalho. Considere-os se quiser sobreviver no mercado. Alguma dúvida ou observação? Deixe um comentário abaixo!

Deixe uma resposta