COMO ESCOLHER UMA FACULDADE?

Comentarios:

Home Pra Estudar
Indeciso2

A escolha de um curso universitário nem sempre é uma tarefa fácil. Algumas pessoas sonham com a carreira que desejam seguir, mas muitas chegam aos 17 anos sem ter a menor ideia com o que querem trabalhar. Você é uma delas?

Para realizar a escolha certa, é preciso se conhecer e se informar sobre os cursos disponíveis. Ter matérias preferidas na escola já é um bom começo, pois elas direcionam para uma das grandes áreas de atuação: exatas, biológicas, saúde ou humanas. Depois disso, fica mais fácil decidir por uma delas.

Dicas para escolher o curso certo

PENSE NOS SEUS GOSTOS

O que você gosta de fazer? Ler? Escrever? Praticar esportes? Depois disso, pense nas suas disciplinas preferidas. Quais são elas? Por exemplo, se você gostar de Biologia e Química, pode ser um indício de que um curso na área de biológicas ou saúde seja uma boa escolha. Já se preferir história e geografia, você pode ser mais feliz em um curso de humanas.

Depois disso, pense em como você se imagina daqui 10 anos. Dentro de um escritório, em uma indústria, fazendo pesquisas de campo? Qual local seria ideal para você trabalhar? Anote tudo, pois isso vai ajudar a selecionar cursos.

PROCURE CURSOS QUE OFEREÇAM O QUE VOCÊ QUER

Entendendo os seus gostos, você já vai ter uma noção de que área que combina com você. Depois que chegar à essa conclusão, pesquise os cursos existentes dentro dessa grande área. Leia sobre eles, descarte os que você achar que não são interessantes para o seu caso e anote os que achar que podem boas alternativas.

PESQUISE AS MATÉRIAS

Provavelmente, ao chegar nessa etapa, você terá selecionado três ou quatro cursos que lhe interessaram. Procure sobre eles na internet, principalmente nas páginas das universidades. Veja quais são as matérias você terá que estudar e onde o curso está disponível, para ver se você tem condições de se mudar para realizá-lo. Alguns cursos são oferecidos em poucos lugares e isso pode se tornar uma grande limitação.

CONVERSE COM PESSOAS DA ÁREA

Se tiver oportunidade, converse com um profissional de cada uma das profissões pelas quais você se interessou. Eles poderão falar mais sobre cotidiano, mercado de trabalho, entre outros. Isso ajudará na sua escolha. Você também pode entrar em grupos do Facebook e perguntar para os profissionais. Conte que está em dúvda e que gostaria de saber a opinião deles. Todo mundo costuma ajudar e você terá uma visão melhor do que está acontecendo na área.

FAÇA TESTES VOCACIONAIS

Alguns psicólogos fazem esse tipo de teste para ajudar na orientação dos estudantes. Se você tiver essa oportunidade, pode ser uma boa forma de descobrir qual é a melhor área para você.

Lembre-se de que a profissão é sua e você provavelmente vai passar o resto da sua vida trabalhando nela. Portanto, não é porque a sua tia acha bonito ser advogado que você deve largar o sonho de ser músico e encarar um curso que não atende seus objetivos. A decisão é sua!

PENSE NAS FORMAS DE PAGAMENTO

Nem sempre é possível pagar o curso mensalmente, pois as mensalidades são caras. Por isso, a dica é pesquisar e descobrir se nas universidades que oferecem o curso que você quer, há possibilidade de conseguir bolsas ou fazer um financiamento através do FIES ou do PRAVALER. Clique aqui, verifique as universidades e faça uma simulação!

Você já sabe a que área pertence? Está em dúvida entre quais cursos? Conte para a gente nos comentários! 

Deixe uma resposta