Como é a faculdade de Relações Internacionais?

Comentarios:

Home Pra Carreira Pra Estudar Pra Saber
faculdade-de-relacoes-internacionais

Com o mundo cada vez mais globalizado, muitas empresas vêm fechando sociedades e fazendo negócios com empresas de outros países. Mesmo governos fazem isso, promovendo alianças e políticas de intercâmbio entre estudantes de um país e outro. E para acompanhar esse novo jeito de fazer negócios, foi criada a faculdade de Relações Internacionais.

Os profissionais que estudam nesse curso saem preparados para lidar com transações internacionais entre empresas e governos, além de compreenderem melhor a cultura de vários países e ajudarem essas culturas diferentes a se ajustarem umas às outras. Quer saber mais sobre essa faculdade?

Como funciona o curso de Relações Internacionais?

Na faculdade de Relações Internacionais, você vai aprender a pesquisar, analisar estruturas, processos e fatores relevantes para qualquer transação internacional. A abordagem é interdisciplinar, envolvendo o estudo de economia, política e até mesmo direito internacional. É ideal para estudantes interessados em economia, administração e política. Para estudar Relações Internacionais, você deve se interessar também por outras culturas e por achar meios de conciliar tantos pontos de vista em um mundo globalizado.

Além disso, outro fator importante para se dar bem na faculdade de Relações Internacionais é o domínio de línguas estrangeiras. Inglês e espanhol são o mínimo: procure aprender outras! As línguas latinas, mais parecidas com a nossa, podem abrir muitas oportunidade. Mas não deixe de considerar línguas germânicas, como o alemão, e asiáticas, como o mandarim – que está em alta em vários setores do mercado.

Você vai aprender sobre o mundo dos negócios, como usar ferramentas administrativas e como liderar uma equipe, por exemplo. Vai também aprender sobre políticas internacionais, quais são as relações do Brasil com outros países, como funciona a diplomacia, quais são os principais órgãos reguladores das políticas internacionais e o que eles fazem. Vai também aprender um pouco sobre outras culturas, outras maneiras de pensar e como nossas políticas internas se relacionam com elas. Na faculdade de Relações Internacionais, é importante estar sempre antenado no que está acontecendo no mundo. Políticas internacionais podem mudar o tempo todo!

Como anda o mercado de trabalho?

O mercado está de portas abertas para quem fez a faculdade de Relações Internacionais, porque são poucas as pessoas que trabalham no setor que são formadas. Muitas empresas privadas buscam a assessoria desses profissionais em suas negociações com o exterior, especialmente empresas de grande porte. Você pode começar com um estágio e ir crescendo dentro da empresa, se continuar sempre se aperfeiçoando. Mas não são apenas empresas que contratam: você pode trabalhar em órgãos do governo, consulados, casas de câmbio, agências de intercâmbio e com as forças armadas, também. E, claro, pode trabalhar para empresas no exterior!

Dentro das instituições, você pode atuar no relacionamento com investidores internacionais, no planejamento de marketing, na prospecção de mercado em outros países, no monitoramento de ações ou de câmbio, além de várias outras funções. Sendo um bom profissional, no auge de sua carreira, você pode chegar a ser o representante internacional de sua empresa, ou mesmo o CEO – dependendo de que tipo de empresa se trata. Caso você trabalhe no consulado, pode chegar a ser embaixador.

Você gosta de aprender cada vez mais com novas culturas? Gosta de conhecer pessoas de outros países e saber o que elas pensam? Tem interesse em economia e política – tanto do Brasil quanto do resto do mundo? Considere a faculdade de Relações Internacionais! É o melhor começo para quem quer entrar nesse excitante mercado de trabalho, com tantas oportunidades novas a cada dia e com tanto para aprender a cada nova transação!

 

Descubra qual faculdade e os valores das mensalidades do curso de RI. Clique aqui!

Deixe uma resposta