Como concorrer às bolsas de estudo do Prouni?

Comentarios:

Home Pra Economizar
ProUni 3

Passado o Enem, muitos estudantes buscam concorrer às bolsas de estudo ProUni.

Nesse momento, é preciso ter paciência e até uma certa malícia para que seu ingresso na faculdade seja feito com total eficácia. Não é segredo que muitos estudantes perdem a oportunidade de iniciarem uma graduação por não estarem totalmente atentos a fatores básicos para se concorrer a bolsas do Prouni.

Muitos têm dificuldades nesse processo e não sabem muito bem como agir. Pensando nisso, desenvolvemos uma lista de itens que se verificados e resolvidos, podem trazer um bom retorno e facilitar sua entrada na faculdade.

Fique atento as datas

É comum que jovens não sejam tão ligados a datas, porém, no momento que estiver pretendendo ingressar na faculdade, esse fator deverá ser monitorado constantemente. Fique atento a sites e principalmente à página oficial do MEC. Lá, eles informam todas as etapas e as datas de cada uma. Talvez este primeiro tópico possa parecer bobo, mas muitos estudantes perdem bolsas de estudo por não se atentarem às datas das etapas, e uma vez perdidas, você não tem outra escolha senão adiar seu sonho de ingressar no ensino superior.

Este ano, as inscrições para o processo seletivo do Prouni estarão abertas de 26 até 29 de janeiro. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 2 de fevereiro. Fique atento!

Pesquise sobre seu curso e tenha mais de uma opção

Antes que as inscrições sejam abertas, é importante que você verifique se a instituição desejada oferece bolsas pelo Prouni. E, se sim, quantas vagas serão disponibilizadas para o seu curso. Geralmente, a instituição pode informar esses dados. Caso eles não possam, a única opção é esperar as vagas abrirem no próprio site. Tenha sempre um plano A e um plano B.  Estude cada curso e seu mercado de trabalho antes de se candidatar à bolsa do Prouni. Lembrando que fazer estas pesquisas antes podem ajudar – e muito! – no momento que as inscrições abrem, evitando surpresas desagradáveis. Uma boa dica é consultar o Portal Pravaler, onde o aluno tem acesso a todos os cursos do Brasil para pesquisas.

Quer saber quanto custa a faculdade dos seus sonhos? Acesse www.portalpravaler.com.br e faça uma pesquisa!

 

Deixe uma resposta