Como conciliar trabalho e estudo?

Comentarios:

Home Pra Carreira
Studio portrait of woman with chalk speech bubble

Apesar de não ser uma tarefa nada fácil, trabalho e estudos fazem parte da rotina de milhões de pessoas em todo o mundo. E para conseguir levar essa rotina adiante sem desistir no meio do caminho, é necessário muita organização e determinação.

Infelizmente, nem todo mundo consegue se organizar e acaba desistindo ou não tendo o rendimento que gostaria. Por isso, reunimos algumas dicas para responder a pergunta: como conciliar o trabalho e o estudo sem perder o foco e atingir os resultados esperados.

Administre seu tempo

A primeira coisa que uma pessoa com pouco tempo deve se preocupar é com a administração do tempo. É através disso que será possível obter bons resultados, afinal, quando se tem pouco tempo, cada minuto é valioso e precisa ser aproveitado. Portanto, aprenda a administrar seu tempo, do contrário, não conseguirá conciliar as duas atividades. Aproveite também os intervalos do trabalho para estudar. Utilize aplicativos de celular, pois existem alguns que são direcionados para provas e concursos.

Faça um planejamento

O planejamento vai ajudar a organizar e administrar o tempo. Planeje sua rotina de estudos para a semana toda, administrando o tempo de forma racional. O que isso quer dizer? Nada de definir metas impossíveis, afinal, é preciso estar bem para obter resultados. Não adianta definir uma carga horária abusiva, pois seu corpo não vai aguentar. Planeje os estudos tendo em conta a rotina de trabalho para não se cansar além do necessário. Outra dica importante é fazer um horário de estudos bem objetivo, direcionado para o fim desejado. Separe a semana em dias e os dias em horários que podem ser aproveitados, inclusive os intervalos.

Não deixe para amanhã

Faça o que tem que ser feito na hora programada para tal. Não deixe para amanhã o que está definido para estudar hoje. Lembre-se que cada dia deverá conter sua rotina de estudos e deixar para amanhã irá acumular matérias. Além disso, procrastinar é um verbo que o estudante determinado não costuma conjugar.

Cuide da sua saúde

O esforço físico e principalmente mental de quem enfrenta uma rotina de estudos e trabalho é grande. Por isso, cuide bem da alimentação, beba muita água e durma bem. Negligenciar essas coisas colocará em risco sua saúde e não permitirá que você obtenha os resultados esperados. De que adianta o esforço se a saúde não estiver em dia?

Tenha cuidado com as redes sociais

As redes sociais podem ser muito atraentes, mas devem ser evitadas. O horário de estudo é reduzido, portanto, não perca tempo com distrações. Ao utilizar a internet para os estudos, não se detenha nas redes sociais por muito tempo ou nem as acesse, afinal, é muito fácil perder o foco e se distrair. Disciplina também é saber renunciar!

Como se percebe, estudar e trabalhar não precisa ser um tormento. É uma rotina difícil e que requer muita determinação, mas além de ser possível, pode se tornar uma experiência engrandecedora. O importante é ter um objetivo em mente, muita disciplina e foco.

 

 

Quer saber quanto custa a faculdade dos seus sonhos? Acesse www.portalpravaler.com.br e faça uma pesquisa!

Deixe uma resposta