COMO AUMENTO A PRODUTIVIDADE DOS MEUS ESTUDOS?

Comentarios:

Home Pra Estudar
Como-aumento-a-produtividade-dos-meus-estudos

Faltando poucos meses para o fim do ano, aumenta a pressãonos jovens para passar na escola ou no vestibular. Geralmente, é a época em que o foco e o aproveitamento do aluno devem ser dobrados. Pensando nisso, separamos cinco dicas fáceis e úteis que poderão ajudar você a manter um bom ritmo de estudos.

5 dicas para quem quer aumentar a produtividade nos estudos

1 – PROCURE TEM UMA BOA NOITE DE SONO

Quem tenta aumentar as horas do dia ficando mais tempo acordado está indo pelo caminho errado. Dormir pelo menos 8 horas garante que o cérebro descanse e armazene as informações adquiridas durante o dia. A posição em que se dorme deve ser a recomendada pelos médicos: de lado, com joelhos levemente flexionados e, quando possível, com um travesseiro entre as pernas, para que o corpo entre mais rápido no nível de sono adequado para acordar relaxado. Para dormir cedo, coma coisas leves uma hora antes, como leite ou cereais. Pare os exercícios físicos a partir das 20h30, assim seu corpo irá diminuindo a frequência cardíaca e respiratória e então mandará uma mensagem ao cérebro avisando que é hora de dormir.

2 – CUIDE DA SUA ALIMENTAÇÃO

Existem alimentos que comprovadamente interferem nas atividades do cérebro. Os carboidratos – massas, cereais, frutas, vegetais –, quando transformados em glicose, dão energia ao corpo e ao cérebro. É bom lembrar que esses alimentos mantêm o nível de açúcar estável no corpo, ao contrário de bolos, chocolates e doces em geral, que contam com uma grande quantidade de açúcar, mas não têm o mesmo efeito.

3 – TENHA UM PLANEJAMENTO PRODUTIVO

Programe seus horários: durma somente na hora de dormir, faça exercícios de 15 a 30 minutos pelo menos duas vezes na semana e coma de três em três horas. Parece difícil lembrar de tudo no início, mas hoje existem várias formas de facilitar esse controle, como os aplicativos para celulares que mandam lembretes.

Estude em média de quatro a seis horas por dia. Se você passa quatro horas na escola, estude pelo menos mais duas horas sozinho em casa. Você pode intercalar a leitura com pausas para alongamentos ou lanches. É interessante que você assista a um vídeo ou ouça um podcast sobre o tema estudado após a leitura.

4 – PRATIQUE O CONTEÚDO E FORME UMA OPINIÃO

Para que o estudo não se transforme em apenas gravar o que foi lido, é importante que o aluno forme uma opinião sobre o tema e discuta sobre ele com amigos eouprofessores. Matérias como história, geografia, geopolítica, literatura, filosofia e sociologia são mais fáceis de fazer isso. Por exemplo, a Revolução Industrial só pôde ocorrer em um momento histórico de fartura de matéria prima. Na sua opinião, isso refletiu na economia dos países europeus e americanos de hoje?

No caso de matérias como matemática, física, química e biologia, tente trazer os conteúdos da matéria para a vida prática. Faça contas da potência de suas lâmpadas e analise qual a probabilidade genética de seus filhos terem olhos azuis ou castanhos. São exemplos fáceis que fixam a teoria de forma prática.

5 – RESERVE UM TEMPO PARA O ÓCIO

É bem provável que tenha um filme no cinema que você queira ver e que uma hora na internet se transforme em quatro sem você notar. Calma! Cultura inútil pode ser útil sim. Além de descansar o cérebro de conteúdos pesados, você pode achar outros tipos de conhecimentos como inspiração para definir sua profissão. Então, concilie bem sua diversão com seu propósito inicial, que é aperfeiçoar o aprendizado. Aproveite e bons estudos!

Você utiliza alguma outra técnica para potencializar seus estudos? Divida com a gente nos comentários!

Deixe uma resposta