Como a educação financeira pode proporcionar felicidade?

Comentarios:

Home Pra Carreira Pra Economizar Pra Saber PRAVALER
Como a educação financeira pode proporcionar felicidade?

Dinheiro traz felicidade? A maioria de nós concorda que não. Ter dinheiro não faz ninguém automaticamente mais feliz, e a prova disso são as várias pessoas ricas que têm problemas de depressão e as várias pessoas pobres que passam seus árduos dias de trabalho com um sorriso no rosto. Só o fato de ter dinheiro não tem relevância para a felicidade de alguém.

Mas e educação financeira? Saber se planejar, se organizar, separar o dinheiro, ter prioridades para saber onde gastá-lo, fazer um orçamento ou um controle mensal, são coisas que podem trazer felicidade? Nossa resposta é: podem sim! A educação financeira pode deixá-lo mais feliz.E então, quer saber como a educação financeira pode proporcionar felicidade? Vamos explicar!

Educação financeira elimina o estresse das dívidas
Dinheiro é uma das maiores fontes de preocupação e estresse hoje em dia. Não ter certeza de que será possível pagar as contas da casa, o aluguel ou as dívidas é algo que tira o sono de muita gente e que impede as pessoas de serem mais espontâneas, livres e felizes.

Porém, se você for organizado e tiver seu planejamento financeiro em dia, vai saber que suas contas serão pagas, porque elas são sua prioridade. Além disso, sendo educado financeiramente, vai ser bem mais difícil contrair dívidas e, portanto, não vai ser um problema ficar pensando em como pagá-las. É um estresse a menos no seu dia-a-dia!

Educação financeira ensina a definir prioridades
Quando você é educado financeiramente, começa a perceber o que é mais importante. Já que para fazer seu orçamento é necessário descobrir do que você mais precisa, você passa a aplicar esse pensamento em outros aspectos de sua vida e descobre quais são suas prioridades.

A parte boa é que isso ajuda a valorizar o que é realmente importante. Você pode querer comprar um presente caro para o seu filho, mas o que é realmente importante nisso: a aquisição do presente ou a felicidade dele? Você pode querer levar sua família para um restaurante caro, mas o que é mesmo essencial: o restaurante caro ou passar tempo com sua família? Quem pensa nisso aprende a valorizar as pequenas coisas, os momentos e as pessoas.

Educação financeira ajuda a poupar
Ter um controle de quanto você ganha, quanto gasta e onde pode cortar despesas vai ajudá-lo a poupar dinheiro para fazer aquilo que você gosta e quer fazer. Você pode juntar dinheiro para viajar nas férias, para assistir ao show de sua banda preferida, para comprar um novo carro para sua família ou para fazer um curso.

E ter esse controle também vai ajudá-lo a separar um dinheiro mensalmente para algo muito importante: lazer! Muitas pessoas se esquecem de guardar dinheiro para se divertirem, mas ele é muito importante. Sempre tenha uma reserva para levar seus filhos no parque, tomar café com os amigos, ir ao cinema com quem você ama. Esses pequenos momentos de lazer vão trazer muito mais felicidade para o seu dia-a-dia.

Desse modo – ajudando a priorizar, valorizar, poupar e não se preocupar com suas contas mensais –, a educação financeira pode deixá-lo mais feliz e satisfeito. Você quer ter mais felicidade em sua vida? Comece a se educar!

Deixe uma resposta