COACHING PARA O INGRESSO NO MERCADO DE TRABALHO

Comentarios:

Home Pra Carreira
Coaching 2

De dois anos pra cá, a procura pelo trabalho dos coachs cresceu 400% no Brasil. São pessoas em busca de uma melhor definição para seus objetivos profissionais. Atribue-se esse crescimento aos bons resultados obtidos pelas pessoas na construção de suas carreiras depois de passar por um processo de coaching.

A palavra coach é inglesa e significa “treinador”. O termo surgiu como uma gíria nas universidades dos Estados Unidos, referindo-se a um tutor particular que ajudava a preparar os estudantes para os exames. Depois, passou a ser usada também para se referir aos instrutores e treinadores de artistas e atletas. O coach tem o objetivo de motivar o seu cliente a atingir um objetivo, auxiliando a ter uma visão mais clara e estratégica da situação.

Coaching para quem está saindo da faculdade

O coaching de carreira é uma técnica de desenvolvimento pessoal que esteve por muito tempo voltada para profissionais de alto escalão, estabelecidos no mercado de trabalho, insatisfeitos e buscando uma mudança em suas vidas. Mais recentemente, descobriu-se que o coaching é altamente positivo para jovens que estão ingressando no mercado de trabalho.

A iniciativa partiu de grandes empresas que desenvolvem programas trainee e que constataram que os jovens precisavam de melhor orientação para chegar a um amadurecimento profissional. Organizações como o Pão de Açúcar, Johnson & Johnson e Papéis Klabin estão adotando a prática em seus programas de trainee.

A experiência demonstra que passar por processos de coaching desde o início da vida profissional pode conduzir a uma trajetória com mais chances de acerto. Isso porque o coaching auxilia a pessoa a se conhecer melhor, e essa percepção favorece escolhas acertadas em relação ao mercado de trabalho. Então, por que não começar cedo? Por que deixar para utilizar o coaching lá na frente, talvez depois de anos de decepção e quando as frustrações já se tornaram insuportáveis?

Funcionando também como um orientador vocacional, o coac pode inclusive ajudar o jovem a identificar seus talentos, suas preferências, traçar seu perfil profissional e partir para o mercado de trabalho com propósitos mais consistentes, disposto a conquistar seu lugar.

ALGUNS BENEFÍCIOS DO COACH DE CARREIRA

  1. Avaliar um plano de carreira, descobrir se é necessário desenvolver novas habilidades e até solucionar problemas comportamentais que possam interferir no desempenho profissional;

2. Identificar em que setores e mercados podem estar suas afinidades pessoais em relação ao curso de graduação que você concluiu ou está concluindo;

3. Ensinar a dominar a ansiedade em relação às metas e objetivos profissionais;

4. Ajudar o jovem a estabelecer suas metas profissionais e a descobrir o que o motiva em um determinado ambiente, permitindo a tomada de decisões com mais segurança;

5. Questinar suas convicções em relação à sua vocação, avaliando outras possibilidades e caminhos dentro da sua área de conhecimento;

6. Incentivar a definir metas claras, atingir objetivos mensuráveis, a reconhecer o próprio potencial e identificar a necessidade de desenvolver novas capacidades;

7. Auxiliar o jovem a descobrir o que quer da vida e traçar planos estratégicos para alcançar estes objetivos, equilibrando vida pessoal e vida profissional.

O QUE O COACHING NÃO É

Para evitar equívocos, é bom ter em mente que o coaching não é um processo destinado a pessoas problemáticas. Seu objetivo não é só “resolver problemas”, ele pode ser aplicado, por exemplo, em casos de promoção, onde o colaborador precisa rever seu papel e suas competências perante a empresa.

O coaching trabalha com a personalidade da pessoa, sua história pessoal e com auto-conhecimento, porém não é um método terapêutico, é uma técnica de desenvolvimento pessoal voltada para a atuação no mercado de trabalho.

Também não se pode esperar que o coach opere milagres sozinho. Comprometimento pessoal, a persistência, o esforço e a dedicação continuam sendo ingredientes indispensáveis para uma carreira sucesso.

Está saindo da faculdade? Não sabe que caminho seguir a partir de agora? Que tal contratar os serviços de um coach?

Deixe uma resposta