APRENDA A ORGANIZAR SEUS ESTUDOS PARA O VESTIBULAR

Comentarios:

Home Pra Estudar
Vestibular 02

A palavra “vestibular” é muito temida pelos jovens que estão saindo do ensino médio devido aos receios que eles têm em não se darem bem no conteúdo visto durante o ano e também por pensamentos referentes ao futuro e a carreira profissional.

É válido ressaltar que o bom desempenho em vestibulares exige algumas técnicas de organização e, consequentemente, ampliação de conhecimentos e melhoria no desempenho em provas. Veja, a seguir, algumas dicas para se sair bem no vestibular!

Aprenda a organizar seus estudos para o vestibular

1 – Tenha foco e disciplina

O bom desempenho nos vestibulares requer foco e disciplina nos estudos. Ou seja, por mais que haja organização nos demais requisitos, o foco e a disciplina deve vir em primeiro plano e seguir até o momento da prova.

O vestibulando deve ter em mente a necessidade de se abrir mão de determinados lazeres e hobbies em certos momentos para aproveitar o tempo com os estudos. A disciplina deve atuar nos horários diários de estudo, onde o vestibulando deve se organizar para que o tempo de estudo seja o suficiente a absorver a parcela da matéria diária.

2- Crie cronogramas de estudos

Um cronograma de estudos nada mais é do que uma relação das disciplinas cobradas nas provas, que devem ser desmembradas em matérias e assuntos a serem estudas em cada dia.

Montar um cronograma de estudos é extremamente válido para não se perder diante das diversas matérias. Além disso, o cronograma facilitará o vestibulando a analisar o seu percurso e o tempo para se estudar cada matéria.

3 – Organize seus estudos diários

O estudo deve ser realizado de acordo com a carga horário disponível do vestibulando. Porém, o estudante deve aproveitar ao máximo para se dedicar. Iniciar diariamente pelas matérias nas quais se tem menor aptidão é uma ótima alternativa, visto que são matérias que exigem maior concentração e se deixadas por último, serão pouco absorvidas

Outra dica é ter um local apropriado para o estudo, onde se possa ter concentração sem interrupções. Um local silencioso, iluminado e confortável é o ideal para a atividade.

4 – Estabeleça horários

Estabelecer horários é fundamental para não falhar com a disciplina nos estudos. Os horários devem ser bem administrados não só em relação aos estudos, mas também nas demais atividades do dia como, por exemplo, alimentação, lazer e descanso. Deste modo, o vestibulando conseguirá estipular e cumprir sempre sua carga de horários de estudos.

 

 

5 – Estude provas anteriores e faça simulados

Uma dica válida para vestibulandos é a realização de provas anteriores, onde se pode conhecer o estilo das provas e os assuntos mais cobrados por elas. Por meio delas, o estudante poderá definir a quais matérias deverá dar maior ênfase.

Os simulados também possuem grande importância não só para demonstração de desempenho, mas também para que o vestibulando vivencie e administre o tempo para resolução da prova.

6 – Faça revisões

Por mais que o estudante tenha domínio sobre determinadas matérias, revisões devem ser realizadas alguns dias antes da prova com o objetivo de se lembrar de pontos que podem ter sido esquecidos, bem como tirar eventuais dúvidas.

Estar preparado para provas em vestibulares sempre será um assunto em pauta para os estudantes. Porém, a preparação deve, acima de tudo, contar com disciplina e foco. O caminho é longo e cansativo, mas também recompensador, quando as sementes dos estudos dão os frutos da aprovação.

Deixe uma resposta