Alunos medianos podem ter sucesso?

Alunos medianos podem ter sucesso?

Comentarios:

Home Pra Estudar
sucesso

A pressão por um bom desempenho e notas altas marca a vida dos estudantes desde o Ensino Fundamental até a universidade. Mas será que boas notas são realmente sinônimo de sucesso profissional? A resposta para esta pergunta vem através de figuras como Steve Jobs, o genial empresário fundador da Apple, que não foi um aluno um exemplar e não chegou a concluir a faculdade.

Apesar do senso comum de que um boletim impecável é essencial para um futuro profissional de sucesso e que os melhores alunos da sala apresentarão melhores resultados em suas carreiras, a realidade não é bem assim. Muito mais do que boas notas e excelente desempenho acadêmico, o mercado de trabalho exige do profissional habilidades e conhecimentos que vão além do desempenho em sala de aula.

Entenda os motivos pelos quais alunos medianos como Steve Jobs acabam podem ser muito bem-sucedidos:

Foco no que querem

Umas das razões pelas quais estes alunos não apresentam desempenho excelente em todas as disciplinas é o fato de serem capazes de manter o foco nos assuntos pelos quais mais se interessam. Focados nas aulas e temáticas que mais gostam, estes alunos não desperdiçam seu tempo com matérias e assuntos que não contribuem para o seu crescimento. De forma geral, os alunos medianos costumam entender o que querem mais cedo que os demais e se concentram naquilo que desejam para o seu futuro.

Experiência profissional

A experiência fora da sala de aula é, nos dias de hoje, fator fundamental no mercado de trabalho. É comum que alguns alunos apresentem notas na média por trabalharem e estudarem ao mesmo tempo. Além disso, a maioria dos estudantes medianos começa a trabalhar antes dos seus colegas, adquirindo experiências valiosas que não são conquistadas em sala de aula. Estas experiências contribuem para desenvolver habilidades de trabalho em equipe e contam muito para a vida profissional futura do estudante.

Contatos e networking

Alunos com boletins excelentes costumam passar boa parte do seu tempo estudando assuntos de baixa relevância para a vida profissional, perdendo oportunidades de desenvolver um networking e conhecer pessoas que podem influenciar seu futuro de forma positiva. Habilidades de comunicação e uma rede de contatos na sua área de interesse são diferenciais para qualquer profissional e podem fazer a diferença na hora de conseguir ou não uma oportunidade de trabalho.

Felicidade e sonhos

Aproveitar a vida e ser feliz é fator fundamental para o sucesso. Em seu famoso discurso na formatura de uma turma da Universidade de Stanford, Steve Jobs destaca a importância da busca pela felicidade através do trabalho, apontando a paixão pelo que se faz como fator essencial para o sucesso. A felicidade através de pequenos momentos, como uma festa de faculdade ou uma soneca no final da tarde, contribui para que os alunos se tornem pessoas mais agradáveis, alegrando o ambiente de trabalho. Neste sentido, buscar os seus sonhos é fundamental como forma de gostar do que você faz e ter estímulo para desenvolver seu trabalho.

Você se considera um aluno mediano? O que pensa a respeito desse assunto? Conte para a gente nos comentários!

Deixe uma resposta