A importância da redação do Enem

Comentarios:

Home Pra Estudar
tipo de redação

Cada vez mais instituições de Ensino Superior adotam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como uma ferramenta para os seus processos seletivos. Por isso, você já deve saber que realizar a sua inscrição é fundamental!

No entanto, muitos alunos ainda têm dúvidas sobre o peso da redação do Enem para a nota da prova e, consequentemente, para o ingresso na faculdade. Entenda a importância dela de uma vez por todas no nosso post de hoje:

Testar seus conhecimentos em atualidades

Uma das grandes preocupações dos alunos que prestam o Enem é o estudo de atualidades. Porém, é muito difícil encontrar questões de múltipla escolha que tratem diretamente de assuntos recentes ao longo da prova.

Por outro lado, o tema da redação do Enem costuma demonstrar sua relevância para a sociedade nos meses que antecedem a aplicação do exame. Procure prestar atenção nos noticiários e nas discussões (presenciais e virtuais)!

Avaliar sua capacidade de argumentação

A redação do Enem serve para avaliar capacidades do aluno que não ficam óbvias em questões de múltipla escolha, como a maturidade para defender ideias em uma estrutura consistente.

Portanto, quem encara a redação como a parte mais difícil de qualquer processo seletivo precisa se preparar ao máximo! É preciso se manter informado, debater com outras pessoas e tentar escrever sobre assuntos recentes.

Aumentar a sua nota no Enem

Por conta da Teoria da Resposta ao Item (TRI), a redação é a única parte do Enem em que você tem a garantia de que poderá atingir a nota mil se fizer tudo certo. Então, nada de deixá-la de lado ou zerá-la, combinado?

Para conquistar a nota mil, você precisa mandar bem nas competências avaliadas: domínio da língua portuguesa, compreensão da proposta, seleção das informações, construção da argumentação e proposta de intervenção.

Também é preciso evitar situações que zerem o texto: não atingir o número mínimo de linhas, fugir do tema proposto, desobedecer a estrutura dissertativa-argumentativa, escrever impropérios ou tentar anular a prova de propósito.

Conquistar uma vaga na universidade

A nota da redação do Enem pode ser decisiva para a sua participação no processo seletivo daquela universidade na qual você sempre sonhou em entrar. Eis mais um bom motivo para dar atenção a ela!

Quem tira nota zero na redação do Enem não pode participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

Servir como critério de desempate

Em algumas instituições – tanto públicas quanto privadas –, a nota da redação do Enem também é usada como um critério de desempate para definir a colocação de cada candidato ou distribuir bolsas de estudos.

Viu como a nota na redação do Enem pode ser decisiva para todo o seu futuro? As únicas alternativas para não precisar dela são fazer um vestibular totalmente tradicional ou aderir a um programa de crédito universitário como o Pravaler!

Pronto! Agora você já sabe qual é a importância da redação do Enem. Compartilhe esse texto nas redes sociais e marque os seus amigos para que eles entendam também.

Deixe uma resposta