7 filmes para estudar para o vestibular

Comentarios:

Home Pra Estudar
filmes_para_estudar

Quem disse que estudar para o vestibular precisa ser complicado ou entediante? Uma dica para não transformar os livros em inimigos é alternar horas de leitura com consulta a outros tipos de materiais, como imagens, programas televisivos e filmes. Confira a lista que preparamos com títulos que abordam episódios históricos, questões socioeconômicas e temas atuais:

1 – 13 dias que abalaram o mundo (2000)

Baseado em um livro de Ernest May e Philip Zelikow, esse filme retrata o que ficou conhecida como a Crise do Caribe. Em 1962, Estados Unidos e União Soviética travaram um confronto de 13 dias por conta da implantação de mísseis balísticos em Cuba. Esse foi o ponto da Guerra Fria em que os dois gigantes estiveram mais próximos de partir para um conflito nuclear.

2 – Central do Brasil (1998)

Um ótimo filme para entender a realidade socioeconômica do interior do país! Dora (Fernanda Montenegro) trabalha na Estação Central do Brasil escrevendo cartas para pessoas analfabetas. Quando o pequeno Josué (Vinícius de Oliveira) fica órfão de mãe, ela fica com pena dele e resolve assumir a missão de levá-lo de volta para o pai – que mora no sertão nordestino.

3 – Cowspiracy (2014)

Esse documentário dirigido por Kip Andersen e Keegan Kuhn discute o impacto da pecuária no meio-ambiente. Ele também investiga como as principais organizações ambientalistas lidam com essa questão. A tese defendida é de que a criação de animais contribui tanto para a emissão de gases de efeito estufa quanto a queima de combustíveis fósseis.

4 – Ele está de volta (2015)

Essa comédia baseada no livro de Timur Vermes busca imaginar como seria se Adolf Hitler vivesse nos nossos dias. Convencido de que precisa fazer com que a Alemanha retome os ideais fascistas, no começo ele é visto como um louco. Depois, consegue ganhar espaço e conquistar simpatizantes. O objetivo do filme é mostrar como ideais totalitários podem ganhar força a qualquer momento.

5 – O que é isso, companheiro? (1997)

Baseada no livro homônimo de Fernando Gabeira, essa obra foi indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1998. Conta a história verdadeira do sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, por grupos guerrilheiros de esquerda que lutavam contra a Ditadura Militar – do qual o autor participou.

6 – Preciosa (2009)

Claireece “Preciosa” Jones nasceu em uma família pobre. Violentada pela mãe e abusada pelo pai, a jovem de 16 anos tem dificuldades para controlar suas emoções, prosseguir com os estudos e socializar com outras pessoas. Quando é enviada a uma escola alternativa, ela finalmente consegue escapar dessa vida traumática. Um bom filme para entender como a desigualdade é prejudicial.

7 – O nome da rosa (1986)

Essa adaptação do famoso livro de Umberto Eco conta a história fictícia de um frade franciscano, Guilherme de Baskerville, e de seu aprendiz, Adson von Melk, que são chamados para investigar a morte de sete monges. Ambientado em um período de transição entre a Idade Média e o Renascimento Cultural, dá uma boa ideia de como era a Europa.

Gostou da nossa super seleção de filmes para estudar para o vestibular?  Se tiver outras indicações, compartilhe-as com a gente nos comentários! 

Deixe uma resposta