7 dicas para não se atrasar no Enem

Comentarios:

Home Pra Estudar
enem 2015

Todos os anos, os atrasados do Enem viram alvo de piadas nas redes sociais. Apesar dessa atitude não ser bacana – pois muitas pessoas passam por problemas fora de controle –, ela serve de alerta para todos os candidatos!

Algumas atitudes simples podem ser decisivas para garantir o seu acesso ao local da prova e a chance de disputar uma vaga no curso dos seus sonhos. Confira quais são elas:

1 – Leia o edital do Enem mais uma vez

Não custa dar uma última lida no edital do Enem 2017 antes da prova, certo? Anote em algum lugar visível os horários e os objetos que você pode (ou não) levar para o exame.

Como os horários do Enem costumam ser uma grande fonte de transtornos para muitos estudantes, reforçaremos aqui também: os portões abrem às 12h, fecham às 13h e as provam começam às 13h30.

2 – Conheça o local da prova

Também é importante olhar mais uma vez o cartão de confirmação da inscrição e visitar o lugar onde você fará a prova. Tenha em mente que alguns locais são enormes e pode ser difícil achar a sua sala em cima da hora.

Aproveite para inserir o endereço do local no Google Maps e descobrir quais são as melhores rotas para chegar lá de acordo com ponto de partida e veículo. Assim, você evita atrasos durante o trajeto.

3 – Peça o apoio das pessoas próximas

Às vezes, assumimos compromissos com outras pessoas sem avaliar a nossa agenda ou convencidos de que conseguiremos dar conta do recado sozinhos. Não deixe que isso prejudique você no Enem!

Converse com as pessoas próximas para ver se é possível adiar aquele compromisso que acontecerá no dia do Enem ou peça a ajuda delas para chegar no local da prova em tempo hábil.

4 – Prepare suas coisas com antecedência

Nada de deixar para comprar seu lanchinho ou arrumar sua mochila no dia da prova, combinado? Qualquer contratempo no mercado ou na organização dos seus pertences pode desperdiçar minutos preciosos do seu tempo.

Aproveite a véspera do Enem para reunir tudo o que é permitido levar para os locais de prova: carteira de identidade, cartão de confirmação da inscrição, caneta preta com tubo transparente, lanche, água, dinheiro e chaves.

5 – Cuide-se no dia anterior

Provavelmente, você já sabe que deve relaxar na véspera da prova, né? Contudo, isso não significa que é recomendável ir para a balada com os amigos ou fazer maratona de série até tarde da madrugada!

Aproveite o dia anterior para investir em atividades leves, como ler um livro, tomar um café com a família ou passear com o seu bichinho de estimação. Descansar, comer bem e praticar exercícios é a melhor pedida.

6 – Verifique a situação do trânsito

Algumas cidades alteram o trânsito de algumas regiões nos finais de semana ou podem ter que fazer isso temporariamente por conta de acidentes ou obras. Busque informações a respeito do trânsito no dia da prova!

Ainda assim, é importante sair de casa com margem de tempo à disposição. Lembre-se que imprevistos também podem acontecer ao longo do caminho e fazer você se atrasar.

7 – Conte com a ajuda do Pravaler

Que tal contar com uma ajudinha extra para chegar ao local da prova na hora? Esse ano, o Crédito Universitário Pravaler levará você para realizar o Enem sem medo de atrasos!

Para ter acesso a esse serviço, basta entrar no nosso site e fazer o seu cadastro. Depois, é só seguir com os seus estudos pelas próximas semanas, organizar os materiais na véspera da prova e esperar a gente buscar você.

Gostou das nossas dicas para não se atrasar para as provas do Enem? Então aproveite para compartilhar esse post nas suas redes sociais e ajudar seus amigos!

Deixe uma resposta