6 erros que os alunos de cursos a distância cometem

Comentarios:

Home Pra Estudar
faculdade-a-distancia

Os cursos de ensino à distância estão cada vez mais populares no Brasil inteiro. Eles são procurados por todo o tipo de aluno: pessoas que querem trocar de área depois de algum tempo no mercado de trabalho; jovens que precisam trabalhar, mas também querem se aperfeiçoar com uma boa educação; pessoas que querem estudar, mas não têm como se deslocar para o local das aulas. E são muitas as instituições que oferecem esses cursos.

Mas estudar sem um horário certo e sem o acompanhamento presencial de colegas e professores não é uma tarefa fácil! Confira seis erros que muitos alunos de curso à distância cometem e não caia nessas armadilhas.

1 – Não se planejar

É difícil estabelecer sozinho uma rotina de estudos sem ter um horário certo para comparecer às aulas. Mas se você fizer um curso à distância, isso é essencial! Tenha uma agenda ou um organizador em que você pode anotar prazos de trabalhos, datas de provas, horários de discussões em grupo ou mesmo as perguntas que você quer fazer ao professor no próximo bate-papo.

Estabeleça também o que e quanto você vai estudar por dia. Separe as matérias de modo que você estude mais aquilo em que tem mais dificuldade. Estar organizado e com tudo planejado vai ajudá-lo a estudar melhor e com mais eficiência!

2 – Procrastinar demais

Quando não temos um horário fixo para estudar, é simplesmente muito fácil deixar para depois. Sair, assistir televisão, ler um livro por entretenimento, tudo é mais fácil e prazeroso do que abrir suas apostilas e fazer seus trabalhos. Lembre-se de que deixar tudo para a última hora só vai deixar sua vida mais difícil depois e siga à risca o seu planejamento sempre que for possível.

3 – Não tirar dúvidas

Muitos alunos de cursos à distância têm vergonha de tirar dúvidas. Quando estamos em uma sala de aula em que todos têm perguntas, é mais fácil dizer que não sabemos algo. O curso à distância pode dar essa falsa sensação de que só você não entendeu. Mas isso não importa: se você não entendeu, tirar suas dúvidas com o professor é o melhor caminho!

4 – Trapacear

Sem ninguém para ficar de olho, muitos alunos trapaceiam em seus trabalhos. Isso acontece na hora de fazer os trabalhos, em que o aluno copia as respostas de outra fonte ou copia o trabalho na íntegra de outro lugar e entrega ao professor como se fosse seu. Más notícias: isso se chama plágio e é crime! Se seu professor descobrir – e isso não é difícil -, essa vai ser uma mancha em sua vida acadêmica e na futura vida profissional.

5 – Não deixar as distrações de lado

Já que você vai estudar na frente do computador, muitas distrações vão estar disponíveis: será que estão falando com você no Facebook? Aquele canal do YouTube atualizou? Seu colega respondeu o WhatsApp? Você recebeu um e-mail da agência de emprego?

Na hora de estudar, desligue as notificações, feche a porta do quarto, avise que vai estar estudando e se concentre exclusivamente nisso. Se não for um caso de vida ou morte, com certeza pode ser feito depois que você terminar os estudos do dia!

6 – Não ter os programas adequados

Você pode ter escolhido um bom curso, na área que ama, com um excelente currículo, mas isso não vai adiantar se você não conseguir ver os vídeos, abrir as apresentações, escutar as chamadas. Ter um material eletrônico apropriado é essencial para que você possa aproveitar suas aulas ao máximo. Certifique-se de que seu computador está funcionando e tenha todos os softwares necessários para assistir as aulas e fazer seus trabalhos.

Seguindo essas dicas, você vai aproveitar melhor o seu curso à distância, ser um aluno mais dedicado e aprender cada vez mais!

Deixe uma resposta