6 conselhos para jovens investidores

Comentarios:

Home Pra Carreira Pra Economizar Pra Saber PRAVALER
6 conselhos para jovens investidores

Muitos jovens, que ainda estão na faculdade ou que entraram recentemente no mercado de trabalho, querem entrar no mundo dos investimentos. Apesar de ser um terreno desconhecido pela maioria, os investimentos não são tão difíceis de entender e podem trazer um retorno financeiro significativo.

Se você for um jovem que quer começar a investir, saiba que você já tem uma vantagem: você tem tempo e menos a perder em um investimento de risco. Porém, do mesmo modo, você deve ser cauteloso e saber o que está fazendo para não perder de cara todos os seus investimentos. Como fazer isso? Temos aqui 6 conselhos para jovens investidores.

1 – Use o tempo ao seu favor

Se você ainda é jovem, tem muito tempo para descobrir como aplicar seu dinheiro, mas também tem tempo para se recuperar de eventuais prejuízos. Por isso, é uma boa ideia investir em ações. Você terá chances de ganhos reais, pode aumentar seu patrimônio e, em caso de perdas, se recuperar.

2 – Busque opções para o seu perfil

Nem todos os jovens podem ou querem aplicar em ações. Muitos não estão dispostos a correr os riscos do mercado. Se esse for o seu caso, você pode buscar opções que sejam adequadas para o seu perfil. Os fundos multimercados têm variações negativas de curto prazo menos intensas e, em longo prazo, podem valorizar acima da renda fixa. Se você não quer correr qualquer risco, as Letras Financeiras do Tesouro (LFT) são o caminho mais indicado.

3 – Realize aportes regulares

Para potencializar seus ganhos, você deve realizar aportes regulares. O mercado de investimentos exige disciplina. Por isso, faça aportes todos os meses, a cada três meses ou, pelo menos, uma vez por ano. As variações negativas vão ocorrer e você deve manter a calma e os aportes, porque, aplicando na baixa, a possibilidade de valorização aumenta. Seus resultados vão aparecer mais adiante.

4 – Não invista o que não puder

Muitos jovens investidores são seduzidos pelos possíveis resultados e acabam aplicando muito mais do que podem. Lembre-se de que o retorno pode ser bom, mas não é garantido. Não corra o risco de não poder cumprir suas responsabilidades financeiras. Calcule bem o quanto pode investir e não arrisque suas despesas correntes e necessidades básicas.

5 – Seja paciente

No mundo dos investimentos, tanto quanto em qualquer outra área, a paciência é essencial. Esse mercado é incerto e você vai passar por baixas, por momentos ruins e por longos momentos de espera. Você deve ser paciente e saber que seus resultados não vão chegar logo. Nada do que vale realmente a pena é fácil e rápido. Saiba esperar seu momento.

6 – Invista em você

Com tantos investimentos à vista, não se esqueça de investir no que mais importa: você. Cuide de sua saúde, estude bastante e seja um profissional empenhado. Faça muitos cursos, compareça a eventos e esteja sempre atualizado. O conhecimento é um tipo de investimento que ninguém pode tirar de você e que nunca tem variações negativas.

Para ser um jovem investidor de sucesso, além de seguir esses conselhos, esteja sempre atento e alerta às mudanças do mercado. Quem sabe hoje mesmo você possa fazer o investimento que vai mudar sua vida?

Deixe uma resposta