5 FORMAS PARA CONCILIAR PESSOAL E PROFISSIONAL NAS REDES SOCIAS

Comentarios:

Home Pra Carreira
5-formas-para-conciliar-a-pessoal-e-profissional-nas-redes-sociais

A tecnologia que nós temos hoje traz muitos benefícios. Comprar comida pela internet, alugar filmes, pedir um táxi por aplicativo do celular, buscar informações com facilidade, estudar, se comunicar através das redes sociais… Porém, quando o uso das páginas de relacionamento é excessivo, alguns problemas podem surgir.

Os brasileiros estão entre os mais assíduos nas redes sociais e, seguindo a lógica, os que mais estão suscetíveis a misturar a vida pessoal e profissional nelas. Segundo levantamento realizado pelo Instituto Ipsos, os usuários brasileiros são os que menos estão atentos em dividir os dois lados da moeda no Facebook e outros sites. Realizada om 2.252 pessoas, a pesquisa traz como principal motivo para essa mistura a cultura brasileira e a supervalorização do trabalho.

Além disso, muitas pessoas já se pegaram olhando o feed de notícias durante o expediente de trabalho ou ainda foram um pouco além e adicionaram família, amigos, o chefe e colegas do escritório na mesma conta. Não raro, elas postam fotos de suas vidas e causam más impressões na empresa.

Pensando nisso, listamos algumas dicas para você poder separar a vida pessoal e profissional corretamente.

5 formas para conciliar o pessoal e profissional nas redes sociais

1 – SEPARE SEUS CONTATOS

O primeiro passo é criar uma conta específica para os seus contatos profissionais e outra apenas para as pessoas do seu círculo social. Isso é importante para que você possa manter a sua imagem nos dois universos.

2 – LEVE O TRABALHO A SÉRIO

Procure não acessar as redes sociais durante o expediente. Isso causa uma baixa na sua produtividade e provoca problemas na gestão do tempo e entrega de demandas. Caso seja necessário, separe um tempo apenas para fazer a sua atualização de informações nas redes sociais. Sem esse policiamento de não visualizar as redes, a procrastinação passa a ser campeã sobre as suas atividades.

3 – PRESTE ATENÇÃO NO QUE COMPARTILHA

Seja na conta pessoal ou profissional, tenha cautela com o conteúdo que você replica de outras páginas. Não é válido copiar postagens que tenham teor ofensivo ou de comédia. É importante sempre agregar boas informações e notícias que são cabíveis para cada tipo de conta que você está usando.

4 – TENHA CUIDADO COM O QUE MARCAM VOCÊ

Independentemente de ter contas específicas para o trabalho e para assuntos pessoais, é de grande importância que você não seja marcado em fotos que possam manchar a sua reputação e imagem como pessoa. Hoje em dia, grande parte das empresas faz o recrutamento de pessoas olhando as páginas delas nas redes sociais e, se você não se apresentar bem, poderá ser descartado no primeiro momento.

5 – TENHA ATENÇÃO AO HORÁRIO DOS POSTS

Seja no perfil profissional ou o pessoal, tome muito cuidado com a hora que você faz publicações. Postar em horário comercial pode depor contra você com relação ao uso das redes sociais. Ali fica provado que você estava utilizando as redes, dando menor importância para as atividades corporativas e implicando no atraso.

Deixe uma resposta