5 dicas para superar suas dificuldades em matemática

Comentarios:

Home Pra Estudar
Estudos21

É muito comum que pessoas com facilidade em matemática sejam consideradas com uma inteligência acima da média, mas isto é um equívoco. O mérito destas pessoas é, talvez, terem tido bons professores e até mesmo quem elogiasse seu desempenho quando crianças. Não gostar de matemática é algo comum porque muitos de nós foram encorajados a vê-la como difícil, chato e inútil. Mas ainda há esperança.

1 – Identifique suas dificuldades

Identifique como, quando e porquê você começou a ver a matemática como uma matéria dificíl. Normalmente, grande parte dos alunos são excelentes em matemática nos primeiros anos e com o passar do tempo, começam a tirar notas baixas. Este é o seu caso? Então, avalie seu passado para encontrar respostas. Talvez, a dificuldade esteja em entender certos conceitos, que foram mal interpretados ou ensinados da forma mais complicada (acredite, alguns professores têm esse dom). Você terá que fazer revisões para entender onde está o problema.

2 – Supere

Depois de identificar, é hora de superar. E você vai superar o problema enfrentando-o. Estude matemática. Faça dela a sua melhor amiga; compre livros, cadernos de anotações, canetas coloridas, etc.

3 – Vá com calma

A matemática, como toda área do conhecimento, é composta por várias partes que formam um todo, então tenha em mente que você não vai aprender ou superar todas as suas dificuldades da noite para o dia.

4 – Coloque na cabeça que matemática é fácil

Anote isso em todos os lugares possíveis. Se você escutou muito que a matemática é difícil e complicada, provavelmente tem dificuldades graças a isso. Aos poucos, você começará a acreditar que ela é fácil e não terá mais dificuldades em matemática.

5 – Aprenda como as crianças

Você já se perguntou porque as crianças aprendem tão rápido? Um dos principais motivos é o fato delas não se preocuparem com o erro. Elas não temem errar ou não ligam para o que os outros vão pensar ou falar delas, sendo assim, elas não têm vergonha de perguntar e de explorar ao máximo aquilo que estão gostando de aprender.

E por falar em explorar, dicas finais:

  • Conheça a história da matemática. Ela é super antiga e cheia de personagens envolvidos, histórias interessantes e de fácil assimilação. Procure saber como foram criadaos determinados termos, conceitos e teoremas, além de fórmulas. Há muitos livros que falam sobre o tema, como A Matemática Através dos Tempos, de William P. Berlinghoff e Fernando Q. Gouvêa.
  • Tenha cadernos exclusivamente para a matéria e cadernetas de anotações.
  • Procure observar melhor o mundo que o cerca. Em tudo há um conceito matemático por trás. É preciso de cálculos para fazer construções e usar conceitos que aprendemos na escola. Mas para ser mais simples, basta apenas olhar e ver as formas de tudo o que o cerca.
  • Faça um curso online na área de matemática. Ele pode ser tanto de uma área específica quanto mais abrangente: o importante é poder ter contato com um material mais ricos e interagir com professores.

E então, preparado para superar as suas dificuldades em matemática? Deixe o seu comentário!

 

Quer saber quanto custa a faculdade dos seus sonhos? Acesse www.portalpravaler.com.br e faça uma pesquisa!

Deixe uma resposta