5 dicas para se diferenciar na sua carreira

Comentarios:

Home Pra Carreira
Trabalho21

Conseguir um emprego é um grande passo, ainda mais quando se trata da primeira oportunidade após a formatura. Porém, uma coisa que precisa ficar clara é que a carreira não espera por quem fica estagnado e não pensa em se aprimorar.

Portanto, para turbinar a carreira e conseguir estabelecer planos de curto, médio e longo prazo, é preciso ficar atento a algumas dicas que podem ser o diferencial na sua jornada de uma vida inteira. Vamos lá?

1 – Amplie a sua visão

Tudo começa com a visão clara de horizonte sobre o que você realmente quer e no que realmente é bom. Não tente ir contra sua habilidade principal, mas também não se feche para possibilidades e descobertas. Nem sempre o que queremos é o que mais sabemos fazer, e nem sempre o que sabemos fazer é o que mais nos dará prazer. Ter um ponto de equilíbrio entre o útil e o agradável pode soar clichê, mas é isso que fará com que você tenha vontade de se aprimorar todos os dias.

2 – Descubra o mundo de possibilidades

Já deu para perceber que muitas coisas na prática são diferentes da teoria, não é? Para que isso não seja um empecilho na carreira, você vai precisar ganhar casca grossa e experimentar campos desafiadores. Entre em contato com áreas conectadas à sua carreira de formação, conheça profissionais, recolha dicas e experiências. Não é porque você se formou em Engenharia de Produção que não vai entender como o RH funciona no dia a dia, por exemplo. Algumas carreiras são dinâmicas e necessitam de uma abrangência de conhecimentos que só o convívio diário vai aperfeiçoar.

3 –  Assuma riscos com rede de proteção

Planeje-se e busque se aventurar ao máximo, mas tenha sempre um plano B em mente. Isso não quer dizer que você deva ser um carro de freio puxado acelerando inutilmente. Solte-se e experimente as oportunidades!

4 – Seja proativo

Crie seu marketing pessoal de maneira sábia. Seja alguém que as pessoas sintam que falta no setor, mas não deixe que pensem que você é o coringa descartável que “sempre está ali”. Não seja o tipo de profissional que quer aparecer a qualquer custo, mas trabalhe para que notem como você é importante para a corporação. Acredite, não tem como esconder o brilho de quem é essencial. Pode parecer que não, mas o trabalho bem feito, é notado mais cedo ou mais tarde. Construa um bom networking com colegas de trabalho e ex-colegas de faculdade ou curso; isso ajudará na indicação de oportunidades. A frase “aquela pessoa de tal setor é legal e competente” dita na hora do cafezinho na copa pode encontrar os ouvidos de um chefe influente e estalar a vontade de conhecer você. Mas evite ser bajulador e oportunista, pois isso resulta no efeito oposto.

5 – Goste de pessoas

Os profissionais do cafezinho, do financeiro ou de RH são pessoas além de seus crachás e da hierarquia. Portanto, seja agradável com todos. Construa ao seu redor uma atmosfera que envolva a todos e mostre o seu diferencial como pessoa.

Acima de um profissional, seja um ser humano diferenciado. Não tem como errar!

Quer saber quanto custa a faculdade dos seus sonhos? Acesse www.portalpravaler.com.br e faça uma pesquisa!

Deixe uma resposta