5 dicas para encontrar motivação e concluir a faculdade

Comentarios:

Home Pra Estudar
terminar-a-faculdade

Concluir um curso na faculdade e conquistar um diploma abre muitas portas profissionais. Possibilita que você exerça uma função com a qual se identifica em áreas em que só podem atuar profissionais formados – como é o caso da enfermagem, da engenharia e do direito. O diploma também garante um currículo mais forte e melhor preparado para conquistar as melhores vagas do mercado.

Mas o caminho até a conclusão da faculdade pode ser longo – ainda mais quando é preciso conciliar estudos e trabalho. Você já se sentiu sem motivação para terminar o seu curso? Confira cinco dicas para aumentar o ânimo quando isso acontece:

Como renovar a motivação para conquistar o diploma

1 – Pense nos motivos pelos quais você escolheu o curso

O primeiro passo é pensar no porquê você iniciou essa faculdade. Para ganhar melhor? Para fazer o que você ama? Para ter acesso a melhores oportunidades? Lembre-se de que o curso dura apenas alguns anos, mas que o diploma vai acompanhar você toda a sua carreira. Ou seja, é um pequeno investimento de tempo necessário para que você refine as suas habilidades, ganhe valiosos conhecimentos e tenha melhores chances de conquistar o emprego ideal.

2 – Converse com profissionais que já atuam na área

Pesquisar o mercado de trabalho e analisar quais serão as suas possibilidades depois da formatura pode ser uma boa maneira de aumentar a motivação. Saiba mais sobre o salário e sobre os campos em que você poderá escolher atuar. Isso também contribui para reforçar as razões pelas quais você está fazendo faculdade. Conversar com pessoas que já são formadas na área pode ajudar nesse momento. Afinal, elas já passaram pela faculdade que você está cursando e podem oferecer opiniões e dicas válidas.

3 – Converse com os seus professores da faculdade e reorganize os seus planos de estudos

A sua falta de motivação é resultado de um baixo rendimento nas aulas? Converse com os seus professores para tentar resolver a situação. Existem inúmeras soluções para casos assim: você pode diminuir o número de mátérias cursadas por semestre, por exemplo. O tempo até a formatura pode demorar um pouco mais, mas você garante um melhor aproveitamento na faculdade. Outras soluções podem ser procurar um grupo de estudos – que pode acontecer até por meios online – e reorganizar a forma como você revisa as matérias em casa e estuda para as provas. Uma simples avaliação no seu cronograma semanal já pode fazer muita diferença.

4 – Analise todas as etapas que já foram concluídas

Por mais longo que o caminho até a conclusão do curso pareça, é importante colocar em perspectiva o quanto você já conquistou. Considere todas as matérias que você já terminou, todas as provas e trabalhos desenvolvidos na faculdade. Também vale considerar o tempo e o dinheiro que já foram investidos para conquistar o diploma.

5 – Pesquise sobre possíveis especializações

Algumas vezes, o aluno também pode se sentir desanimado com a futura profissão no meio da faculdade. Mas isso não significa que seja necessário desistir de tudo. Todo curso possui inúmeras possibilidades de especializações depois da formatura. No jornalismo, por exemplo, o profissional pode seguir em áreas bem distintas, como moda, esporte e política. Analise as possibilidades de especialização que o seu curso traz e encontre uma área com a qual se identifica. É importante lembrar que o diploma abre muitas portas para a sua carreira: é você quem escolhe por qual seguir.

Que outras dicas você daria para alguém que se sente sem motivação para concluir a faculdade? Deixe a sua opinião nos comentários!

Deixe uma resposta