5 dicas para economizar dinheiro na universidade

Comentarios:

Home Pra Economizar
economizar dinheiro na universidade

Fazer a faculdade dos sonhos é algo que exige preparo. Não apenas para passar no vestibular e garantir uma vaga, mas também para que os anos de estudo sejam economicamente tranquilos. Afinal, frequentar uma universidade envolve gastos com livros, alimentação e transporte. Para dar conta de todas essas despesas, é preciso controle e planejamento! Saiba mais:

5 atitudes que ajudam a economizar dinheiro na universidade

1 – Use um aplicativo para controlar os seus gastos
É praticamente impossível controlar o seu dinheiro se você não sabe para onde ele vai. Por isso, o primeiro passo para garantir que as suas finanças sejam positivas na universidade é anotar todas as entradas e saídas de dinheiro. Assim, você consegue visualizar quanto ganhou em cada mês e quais foram seus maiores gastos. Depois, é só analisar: será que é possível gastar menos com alimentação, roupas ou livros? Use um aplicativo, como o Money Care (disponível para Android e iOS), para facilitar esses registros.

2 – Aproveite os benefícios proporcionados pela internet
A internet pode ajudar muito a diminuir as suas despesas na universidade. Um exemplo são as aulas de inglês on-line, que ajudam a economizar a matrícula em um curso de idiomas ou as aulas com um professor particular. Também vale citar os e-books, ótimas soluções para gastar menos com livros e xerox.

3 – Descubra quais são as leituras essenciais para o seu curso
Dê uma olhada no planejamento do seu semestre e antecipe quais livros valem a pena ler para obter o máximo de conhecimento. Também vale conversar com o professor e pedir indicações que serão importantes para a disciplina no próximo semestre. Se não encontrar uma versão on-line das publicações, procure em sebos ou converse com veteranos para ver se tem alguém interessado em vender ou emprestar. Também vale reservar os livros na biblioteca com antecedência para garantir que você terá acesso a eles, já que as instituições costumam ter poucos exemplares disponíveis.

4 – Vá de bicicleta
Passagens de ônibus também podem aumentar bastante os gastos de um estudante universitário. Mas existem maneiras de diminuir estes custos e uma delas é ir às aulas de bicicleta. Além de ser saudável e uma maneira de evitar o trânsito, esta é uma forma bem econômica de transporte. Outra ideia é conversar com colegas que tenham carro e morem perto de você. Dividir gastos com gasolina entre três ou até quatro pessoas pode representar uma boa economia para todo mundo!

5 – Conte com um bom financiamento
Um gasto significativo é a mensalidade, certo? Se o estudante tem um orçamento limitado, este é um gasto que pode comprometer as outras despesas mensais e, se a situação ficar crítica, pode ser até necessário trancar a faculdade. Se for este o seu caso, considere contar com um financiamento que ajude no pagamento das mensalidades. Faça uma pesquisa das opções existentes (FIES, PROUNI e créditos universitários, como o PRAVALER) e descubra qual é a opção que melhor se enquadra no seu perfil.

Deixe uma resposta