4 questões sobre dinheiro que você precisa responder

Comentarios:

Home Pra Economizar
Perguntas sobre dinheiro

Ah, o dinheiro! Proporciona tantas alegrias e tristezas, não é mesmo? Você já se perguntou o que realmente é importante saber sobre dinheiro? Muito mais do que você ganha e gasta, existem perguntas cruciais para que você consiga um melhor planejamento da sua vida financeira.

E é importante ter as respostas certas para estas perguntas antes de completar seus 35 anos, pois a partir daí, algumas atitudes precisarão ser tomadas para você ter a vida que sonhou e aproveitar mais as alegrias que o dinheiro traz em vez de suas preocupações. Acompanhe a leitura e saiba mais!

1 – Tenho um ou mais patrimônios?

Durante a nossa juventude, costumamos não pensar muito em quais são os nossos patrimônios e como fazer para tê-los. Provavelmente, está na hora de você procurar saber qual o valor do seu patrimônio. Seja uma casa, um carro ou objetos de valor. Faça um levantamento de quanto está valendo seus pertences atualmente e calcule o quanto você tem como patrimônio.Ter essa informação pode ser um diferencial na hora de fazer um investimento ou até mesmo para sair de momentos de aperto.

2 – Devo ter uma poupança?

A grande realidade é que a pergunta aqui é o quanto você deve ter na poupança até os seus 35 anos, pois ter um dinheiro guardado é fundamental para que você consiga alcançar os seus objetivos. O valor que você deve ter guardado na poupança deve ser calculado em cima das suas despesas. Por isso, faça um cálculo das suas despesas mensais – todas elas, até mesmo o que gasta com saídas.

A partir disso, você precisará ter guardado na sua poupança o suficiente para se manter por no mínimo três meses. Lembre-se de que a poupança só pode ser utilizada em caso de emergências. Então, nada de mexer no dinheiro!

3 – Quando preciso me preocupar com aposentadoria?

A sua preocupação com a sua aposentadoria deve começar assim que você começa a trabalhar. No momento, a situação do país não favorece investir somente na aposentadoria convencional, o INSS: é importante também ter uma segunda alternativa. O mais recomendado é investir numa previdência privada. Caso não seja registrado, você pode ter uma previdência privada mesmo que trabalhando por conta ou tendo formas alternativas de renda.

Não só por essa possibilidade, mas a previdência privada também gera mais dinheiro, se tornando uma opção viável para quem quer ter uma boa vida para quando se aposentar.

4 – Casa própria ou alugada?

Algumas pessoas acham que é desnecessário comprar uma casa. Outras sonham em sair do aluguel. A melhor opção depende de você. Existem pessoas que não conseguem viver no mesmo lugar por muito tempo e acreditam que comprar uma casa demora muito para quitar e acaba sendo algo sem retorno. Já o aluguel nunca irá entrar para a sua lista de patrimônios, então também acaba se tornando um gasto sem retorno.

Veja qual é a melhor opção para o seu estilo de vida e os seus objetivos. Responda a estas perguntas e perceberá como ficará mais fácil resolver os seus problemas com dinheiro!

Deixe uma resposta