4 dicas para organizar as suas finanças

Comentarios:

Home Pra Economizar
Piggy Bank On Pennies

Saber como lidar com o seu dinheiro é essencial para realizar os seus sonhos e conseguir independência financeira. De nada adianta ganhar muito dinheiro se não se sabe como manuseá-lo e fazê-lo render. Por isso, mais importante do que ganhar muito é ter as finanças bem organizadas. Confira algumas dicas para organizar de vez as suas finanças e nunca mais entrar no vermelho!

1 – Faça uma planilha

O mais importante para organizar as finanças é ter uma planilha atualizada com todos os seus gastos. Assim, você poderá ver com facilidade gastos necessários e o que pode ser cortado para economizar. Avalie também pequenas trocas, como mudar a marca de algum produto ou trocar o posto de gasolina frequentado. Pequenas mudanças podem deixar suas finanças muito mais saudáveis no fim do mês.

Nessa planilha, divida cada gasto em fixo, eventual e variável. O variável acontece todos os meses, mas com valor variante, enquanto o eventual não tem uma frequência fixa.

2 – Meça suas possibilidades

Com uma planilha bem organizada em mãos, fica mais fácil conhecer a sua vida financeira e medir suas possibilidades. Você poderá ver com clareza onde pode economizar dinheiro e quanto sobra no fim de cada mês. Com essa sobra, o ideal é separar ao menos uma parte para poupar e investir. O dinheiro depositado na poupança ou outra forma de investimento garante que o dinheiro irá render e é ideal para sonhos a longo prazo.

3 – Não se esqueça dos imprevistos

Gastos fixos, gastos eventuais, dinheiro para poupar, dinheiro para diversão… E tão importante quanto todos eles, há o dinheiro para imprevistos. Os especialistas recomendam que aproximadamente 5% do orçamento seja reservado para eventualidades, como doenças, multas, perda de emprego, etc. O ideal é que o dinheiro reserva seja o suficiente para bancar a sua vida cotidiana de até três meses sem trabalho para o caso de desemprego inesperado.

4 – Gaste apenas o que possui

Essa dica pode parecer óbvia, mas geralmente é a mais difícil de ser seguida. Com a sua planilha, você saberá exatamente quanto ganha a cada mês, o quanto é gasto e não pode ser eliminado e o quanto sobra. Nunca se comprometa com gastos maiores do que pode cumprir, e isso inclui gastar muito do limite do cartão de crédito ou cheque especial. Os juros são sempre altíssimos e as possibilidades de entrar no vermelho e virar uma bola de neve também são altas. Não esqueça que as compras à vista costumam ser mais baratas que compras com cartão de crédito. Ele dá a impressão de “falso dinheiro” e ajuda as compras por impulso.

Para ter suas finanças organizadas, a regra de ouro é conhecer bem o seu dinheiro e o destino que ele tem. E com as finanças em ordem, você só terá benefícios e poderá ver os seus sonhos de consumo mais próximos de se tornarem realidade!

 

 
Quer saber quanto custa a faculdade dos seus sonhos? Acesse www.portalpravaler.com.br e faça uma pesquisa!

Deixe uma resposta