4 dicas para impulsionar o seu currículo durante as férias 

Comentarios:

Home Pra Carreira
110618-N-UE250-057

Em um mercado de trabalho tão concorrido, é fundamental apresentar um currículo diversificado e completo. Afinal, é ele quem vai abrir as portas de qualquer empresa para você. As atividades extracurriculares e projetos sociais, por exemplo, chamam a atenção do recrutador e fazem com que um candidato se destaque durante o processo seletivo. Aí pode estar toda a diferença entre conseguir a vaga ou não.

O período de férias da faculdade, quando você tem mais energia para gastar e mais tempo disponível, é o momento ideal para promover melhorias no seu currículo. Confira algumas e entenda o que você pode fazer para dar aquele impulso na sua carreira.

1 – Faça trabalho voluntário

Realizar um trabalho voluntário ou participar de algum projeto social mostra que seus interesses não estão restritos à sua área de atuação. Além disso, é uma forma de você dizer que acredita na importância da responsabilidade social e que contribui para ajudar outras pessoas. Sem contar que o trabalho voluntário pode ser uma excelente oportunidade para desenvolver o seu crescimento, tanto pessoal quanto profissional. É uma experiência que conta bastante no currículo.

Existe um monte de áreas distintas para você atuar como voluntário. Você pode trabalhar em um abrigo de animais, prestar assistência aos idosos ou, quem sabe, dar aula de música para crianças. Procure algo que você goste fazer, um ambiente onde você possa se sentir útil e promover uma diferença.

2 – Estude uma nova língua

Aproveite o tempo livre para começar a aprender uma nova língua ou praticar um idioma estrangeiro que você já conhece. Falar uma segunda língua é um aspecto muito valorizado em qualquer carreira, especialmente o inglês e o espanhol. Vale a pena investir nisso! Algumas escolas de idiomas oferecem cursos intensivos durante as férias, o que é uma boa oportunidade para você que tem a rotina apertada durante o resto do ano.

Por outro lado, se você já fala alguma outra língua, use o tempo disponível para praticar. Você não precisa fazer um curso. Atividades simples, como ler textos em uma língua estrangeira, já servem para testar e melhorar as suas habilidades. Na hora de ver um filme, tente assistir naquele idioma sem legendas em português. Vale usar uma legenda da mesma língua que o áudio, caso você tenha mais facilidade em compreender o idioma escrito.

3 – Consiga um emprego temporário

Vários estabelecimentos precisam de gente para trabalhar durante um período curto de tempo, como algumas semanas ou um mês, especialmente na época das férias escolares. Além de ser uma forma de complementar a sua renda, sempre conta como experiência profissional.

Mesmo que o emprego não tenha relação direta com a área que você estuda, é uma oportunidade para desenvolver suas habilidades e o compromisso com o ambiente de trabalho. Uma boa dica é guardar parte do dinheiro recebido com esse emprego para investir na sua formação. Você pode usá-lo para fazer aulas de inglês ou participar de um congresso da sua área.

Pensando nisso, algumas faculdades também oferecem programas de estágio durante as férias. Verifique se esse é o caso da instituição onde você estuda e o que você deve fazer para ser incluído em um desses programas. Além de ser uma experiência que vai contar no seu currículo, você experimenta uma realidade profissional.

4 – Faça cursos complementares

Muitas faculdades oferecem cursos nesse período. Além de adquirir mais conhecimento na sua área de estudos e o seu futuro campo profissional, isso com certeza vai fazer a maior diferença no seu currículo. Demonstra não apenas competência, como interesse e disposição para se aperfeiçoar.

É interessante também você procurar cursos em outros lugares. O investimento financeiro vale a pena, mas uma boa dica é buscar cursos gratuitos. Instituições como o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas oferecem essa oportunidade. Se você não encontrar nenhuma opção na sua cidade ou não puder comparecer às aulas, vá atrás dos cursos online.

Você já está de férias? O que pretende fazer para incrementar o seu currículo nesse período? Conte para a gente nos comentários! 

 

 
Quer saber quanto custa a faculdade dos seus sonhos? Acesse www.portalpravaler.com.br e faça uma pesquisa!

Deixe uma resposta