4 dicas para gerir seu dinheiro enquanto ainda é estudante

Comentarios:

Home Pra Economizar
Finanças8

Todos buscam independência financeira e entrar na universidade já um grande passo. Porém, é importante saber que para alcançar essa independência, saber administrar as próprias finanças é fundamental.
Uma das maiores dificuldades dos jovens que entram na universidade é ter uma boa relação com o dinheiro, principalmente porque muitos deles têm pouco ou quase nenhum. Alguns dependem da ajuda dos pais até mesmo para os gastos rotineiros. Porém, mesmo para esses estudantes, é importante gerir o dinheiro com sabedoria para que não falte nada.
Pensando nisso, elaboramos algumas dicas úteis que vão ajudar a gerir as finanças enquanto ainda se está na universidade.

1 – Tenha um orçamento
Organize seus gastos fazendo um orçamento mensal. Anote tudo o que for prioridade, como alimentação, transporte, aluguel (se for o caso) e os gastos com materiais escolares. Qualquer despesa ou receita que surgir, anote para que no final do mês seja possível saber de onde os gastos vêm e onde ainda é possível economizar. Através dessa observação, você terá condições de fazer programações para esse dinheiro, inclusive se desejar usá-lo para o lazer. A ideia aqui é organizar as finanças para não passar aperto.

2 – Economize
Enquanto for possível, poupe. Se você tem um orçamento que permite saber onde e como o dinheiro está sendo gasto, saberá também se é necessário economizar. Pesquise preços na hora de fazer as compras, assim, evita cair na armadilha de comprar mais caro. Evite também gastos com bobagens. Estabeleça prioridades e se sobrar algum dinheiro no final do mês, que tal fazer uma reserva para os imprevistos? Pode ser uma boa ideia.
3 – Tome cuidado com o cartão de crédito
Ele pode ser um vilão! Se você seguir à risca as duas primeiras dicas, perceberá que o cartão de crédito é dispensável. Ele representa uma tentação e um poder que nem sempre é real. Além disso, os juros são altos. Além dos cartões, fuja também dos empréstimos e, caso precise de algum serviço financeiro, pesquise bem e dê preferência às contas universitárias.

4 – Arrume um emprego
Muitos estudantes trabalham justamente porque não conseguem bancar os gastos que a universidade ocasiona, principalmente os que estudam fora e moram sozinhos. O emprego ou estágio dará ao estudante mais condições de ter uma vida financeira mais tranquila, porém, é bom não esquecer que mesmo trabalhando as dicas anteriores devem ser seguidas. Quanto mais dinheiro, mas gastos a pessoas terá se não souber administrar. Portanto, verifique os horários de aula e veja se é possível trabalhar nas horas vagas.
Podem parecer dicas simples, mas muita gente tem dificuldade de segui-las. Elas são a base da educação financeira e devem ser seguidas com disciplina. Acredite, é possível sim administrar tudo isso sem ficar endividado ou limitado. Basta estabelecer uma meta e, com a ajuda das dicas apresentadas nesse artigo, alcança-la.

Você já toma cuidados com as suas finanças? Quais? Conte sua experiência para a gente nos comentários!

 

 

Quer saber quanto custa a faculdade dos seus sonhos? Acesse www.portalpravaler.com.br e faça uma pesquisa!

Deixe uma resposta