3 fatores que realmente importam em um emprego

Comentarios:

Home Pra Carreira
emprego

Muitas pessoas que estão à procura de um emprego se perguntam o que devem priorizar na hora de escolher a que vagas vão concorrer.

Várias vezes, acabam escolhendo suas vagas apenas pelo salário oferecido ou pelos benefícios que a empresa oferece, como plano de saúde. Apesar de esses serem dois pontos importantes, não são aqueles em que você deve focar quando for procurar seu novo emprego. Para que sua vida profissional seja mais satisfatória, empolgante e recompensadora, você não pode considerar apenas os números no contracheque!

Esses são três pontos importantes para pensar quando estiver procurando um emprego:

1 – Você deve gostar do que faz
Mesmo que esse pareça um conselho ingênuo ou clichê, é verdade. Quando você trabalha com o que gosta, a sensação de dever cumprido no final do dia vai compensar pqualquer outra coisa da qual você teve que abrir mão quando recusou outros empregos. Trabalhar com algo de que você não gosta tanto – ou mesmo odeia – é a chave para estar sempre infeliz e estressado. É claro que as pessoas que amam seus empregos podem se estressar também, mas o nível de satisfação vai ser diferente para alguém que realmente se importa, ama e se dedica ao trabalho.

Por isso, pense sempre em procurar algo que você ame fazer, mesmo que o salário não seja tão bom quanto o daquele cargo mais alto.

2 – A empresa deve dar oportunidades de crescimento
Se você pretende ter esse trabalho por muitos e muitos anos, procure saber se a empresa dá oportunidades de crescimento. Você não quer ser assistente a vida inteira, certo? Já na entrevista de emprego, mostre que você está disposto a estudar e trabalhar duro para ganhar promoções e crescer dentro da empresa, ajudando-a a crescer também. Esse comprometimento é importante para a companhia e para você mesmo: seu esforço vai fazer essa contratação valer a pena!

Da mesma forma, procure saber se a empresa abre portas para que seus profissionais se aperfeiçoem – dando palestras e cursos, ajudando a custear graduações e pós-graduações, etc.

3 – Você merece ser reconhecido pelo seu trabalho
Um profissional que tem seu trabalho reconhecido é um profissional satisfeito! E esse reconhecimento deve vir em vários níveis: você deve poder ver o resultado de seu trabalho concretizado, ser elogiado por seus superiores quando seus projetos funcionam e ter incentivos para trabalhar melhor a cada dia. Uma empresa que reconhece seu funcionário é uma empresa que o valoriza! Não se contente com um “muito bem” em uma empresa que paga um pouco a mais quando você poderia estar ganhando prêmios e reconhecimento internacional em outra empresa!

Lembre-se que um profissional não vive só de salário! Seu trabalho deve ser motivado por sua paixão, pelo incentivo da empresa e pelo reconhecimento que seu trabalho terá fora dela! Não se contente com pouco – você estudou e se esforçou muito para ser o funcionário que é hoje. Um novo emprego deve ser uma oportunidade para aprender cada vez mais, e não apenas um meio de pagar as contas no fim do mês!

Deixe uma resposta