10 DICAS PARA SE PREPARAR PARA CONCURSOS

Comentarios:

Home Pra Carreira
Trabalho13

Concurso públics é um tema sempre em alta quando o assunto é mercado de trabalho. Seja pela estabilidade ou pelos salários, concursos são um ótimo caminho para que deseja sucesso profissional e melhor qualidade de vida. Mas em paralelo a tantos benefícios, existe um caminho muitas vezes árduo a ser seguido até que se consiga uma aprovação.

Deste modo, separamos algumas dicas para quem pretende ingressar nos estudos com o objetivo de ser aprovado em concursos públicos e ter uma carreira profissional de sucesso. Confira.

10 dicas para se preparar para concursos

1- ANTECIPE-SE

Antecipar-se nos estudos é dar início à preparação antes mesmo da abertura de um concurso. A preparação exigirá tempo do candidato e, deste modo, quem antecipa os estudos levará vantagens sobre os demais candidatos. Vale ressaltar que mesmo sem o edital em mãos, é possível dar início aos estudos com base em análises de concursos anteriores, visando conhecer as matérias que são cobradas de acordo com a vaga desejada.

2- LEIA O EDITAL

Com o lançamento do edital, é importante tirar um tempo para lê-lo com atenção, a fim de conhecer todas as regras e saber o que é cobrado para a prova. O edital é o documento mais importante para se tirar possíveis dúvidas sobre o concurso.

3- EXTRAIA AS INFORMAÇÕES ESSENCIAIS

Por meio da leitura do edital, separe todas as informações essenciais para a vaga em que pretende realizar o concurso. Dados como data da prova, datas para divulgações de informações, disciplinas cobradas e requisitos necessários para assumir o cargo são importantes e devem ser extraídas do edital para um local de fácil consulta. Deste modo, com o resumo específico do edital, ficará mais fácil em focar nas informações que realmente lhe interessam.

4- PROGRAME-SE

Antes de iniciar os estudos, é importante realizar uma programação e montar uma grade de estudos. Definir horários e locais para os estudos é extremamente importante nesta fase, pois um mau planejamento pode se tornar motivo para de desânimo.

5- FUJA DA AUTO-SABOTAGEM

Após ter realizado o planejamento, é hora de iniciar os estudos. Porém, a auto-sabotagem pode surgir como um dos grandes males para quem deseja estudar para concursos. Postergar o estudo em troca de lazer ou manter por perto focos que tiram atenção e prometer a si mesmo estudar o dobro no dia seguinte são erros fatais para a perda de ritmo nos estudos.

6- COMECE PELO MAIS DIFÍCIL

Começar pelas matérias mais difíceis e menos familiares é a melhor forma de forçar o aprendizado. Isto ocorre porque ao iniciarmos os estudos, estamos com a mente descansada e temos maior concentração. Sendo assim, é recomendável deixar por último as matérias que exigem menor esforço mental, por serem familiares ao estudante.

7– BUSQUE APOIO

Buscar o apoio de um profissional que dê aulas particulares também pode ser uma estratégia válida, porém não obrigatória. A internet também pode servir como suporte para tirar dúvidas e assistir aulas online.

8- FAÇA PROVAS E SIMULADOS

Realizar provas antigas e simulados são atitudes praticamente obrigatórias para quem pretende ter um bom desempenho em concursos públicos. Além de conhecer o estilo de prova de cada banca, ainda é possível trabalhar a questão do tempo para a resolução das questões, bem como conhecer as dificuldades de cada disciplina.

9 – TRABALHE NAS DIFICULDADES

Após certo tempo de estudo e prática por meio de simulados, é hora de analisar as dificuldades. Neste ponto, torna-se mais fácil obter uma análise dos pontos que devem ser trabalhados. Sendo assim, recomenda-se revisar toda matéria para sanar as dúvidas que lhe impedem de prosseguir nos estudoos.

10- REVISE

Por mais que se domine determinado assunto, a revisão pode ser a solução para possíveis brancos que possam surgir durante a prova.

Pode-se concluir que não existe uma fórmula mágica para disciplina e motivação nos estudos. Organização do tempo e do material são as bases para quem busca aproveitamento nos estudos e bons resultados em provas de concursos.

Deixe uma resposta