10 DICAS PARA APROVEITAR MELHOR SUA EXPERIÊNCIA NA UNIVERSIDADE

Comentarios:

Home Pra Estudar
Aula 1

Entrar para uma faculdade pode ser uma incrível experiência de vida para aqueles que se propõem a viver intensamente esse momento. Não ser apenas um espectador ajuda você a manter um bom relacionamento com sua instituição e com o processo de aprendizagem. E acredite, grandes benefícios podem surgir dessa combinação.

Estar em sala de aula é o mínimo para se  obter o resultado esperado, mas ultrapassar esses limites nos ajuda a alcançar lugares inimagináveis. Estender a educação é o segredo para se tornar um profissional apto e atualizado com as tendências e mutações do mercado de trabalho. E grandes oportunidades esperam o profissional que atende a esses requisitos.

Mas diante disso, fica a pergunta: como aproveitar melhor a experiência como universitário?

Pensando em ajudar você com essas questões, desenvolvemos uma lista que certamente ajudarão e mostrarão “novos horizontes” na vida universitária. Confira!

10 dicas para aproveitar melhor sua experiência como universitário

1 – ENVOLVA-SE COM TRABALHOS VOLUNTÁRIOS

O voluntariado é um grande aliado na vida de qualquer estudante. Ele agrega tanto valores sociais e profissionais quanto intelectuais, além de proporcionar incríveis experiências para se levar para a toda a vida. Atualmente, o voluntariado é visto com bons olhos por boa parte dos empreendedores visionários e grandes empresas. Pode ser comparado, em termos de importância no currículo, ao intercâmbio.

2 – DESENVOLVA PROJETOS PESSOAIS

Aproveitar o nosso tempo na faculdade desenvolvendo um projeto pessoal é utilizar de forma sábia a passagem pela universidade. Muitos pensam apenas em fazer os trabalhos em grupo ou contribuir para a empresa onde atuam, mas um projeto pessoal dá mais autonomia e garante um ganho de experiência em gerência de projetos que talvez em grupo seja impossível adquirir.

3 – PRATIQUE O NETWORKING

Networking é estimular relacionamento com aqueles contatos que podem ajudar você a alcançar seus objetivos profissionais em algum momento de sua carreira. Resumidamente falando, é o marketing de boca a boca. É conhecer, conversar e se relacionar. Sabe aquele seu colega de sala que você nem sabe o nome, mas que mostra que tem qualidades em sua área de atuação? Ele pode ser um bom contato para seu futuro profissional. Quando entramos na universidade, temos uma grande chance de conhecer muitas pessoas que podem significar oportunidades.

4 – PUXE MATÉRIAS DE OUTROS CURSOS

Afinal, por que você faria isso? Pelo simples fato de que, algumas vezes, as grades dos cursos nos deixam mal alimentados em certos conceitos que serão importantes para o futuro. Por exemplo, para um estudante de comunicação, que constantemente precisa entender seu público, seria interessante puxar algumas matérias de psicologia. Estude que matérias podem ajudar a incrementar sua formação, de forma a deixá-lo um profissional mais completo, atualizado e preparado para as demandas e mutações do mercado.

5 – FREQUENRE PALESTRAS E EVENTOS DA SUA ÁREA

Busque novas teorias e outras formas de aprendizagem. Frequentar palestras de sua área de atuação é uma forma de fugir da rotina de sala de aula. Atualmente, existem inúmeras palestras para diferentes tipos de assuntos. Um bom exemplo de site para assistir boas palestras que tratam desde ciência a culinária é oTed.com. Vale a pena conferir!

6 – NÃO SE INTIMIDE EM FAZER PERGUNTAS EM SALA DE AULA

Muitas pessoas sentem vergonha de fazer perguntas em uma sala de aula lotada. Aproveitar melhor a vida na universidade implica em nunca deixar passar a oportunidade de perguntar quando uma dúvida surgir. Nenhuma pergunta é estúpida; estupidez é deixar de perguntar. Adote essa frase como lema para sua vida na faculdade!

7 – PROCURE BOAS REFERÊNCIAS

Cada área nos revela conceitos, ideologias e referências. As referências são importantíssimas para que nossos conceitos e argumentos sejam plausíveis e tenham fundamento. Mais que isso, nos dão propriedade para falar de algum assunto. Independente qual seja sua área de atuação, procure boas referências para se embasar.

8 – INVISTA EM CURSOS DE CURTA DURAÇÃO

Cursos e qualquer outra forma de aprendizagem nunca são demais. Talvez a universidade tome muito do seu tempo e é para isso que servem os cursos de curta duração. Além de horários flexíveis, eles nos ajudam a desenvolver outras técnicas e práticas. Não fique ocioso, esteja sempre procurando novas especializações e aperfeiçoamentos.

9 – SE ENVOLVA COM A INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Seja engajado nos trabalhos e outras atividades que sua faculdade proporciona. Muitas pessoas passam por sua instituição aproveitando o mínimo que ela pode oferecer. Faça valer sua mensalidade e seu tempo. Esteja informado sobre programas de extensão, auxílios e outros benefícios que sua instituição pode oferecer.

10 – FREQUENTE A BIBLIOTECA E LEIA LIVROS

Não espere se formar para se dar conta da importância do incrível acervo que sua biblioteca proporciona. Seja um “rato” de biblioteca. Você verá como isso será valioso para seu futuro profissional e acadêmico.

Lembre-se de que essas práticas devem ser constantes e conciliadas da melhor forma com os estudos. Agora conta para a gente: quais delas você já adota?

Deixe uma resposta