10 CLÁSSICOS DA LITERATURA FUNDAMENTAIS PARA O VESTIBULAR

Comentarios:

Home Pra Estudar
Estudos 21

Quem está em busca de uma vaga no Ensino Superior já entrou em fase final de preparação para o Enem e os vestibulares. Afinal, com a grande concorrência, é preciso estar sempre um passo à frente para se sair bem nas provas e alcançar a desejada aprovação.

Entre as capacidades avaliadas pelos vestibulares está a compreensão e interpretação de textos extraídos de obras literárias brasileiras e portuguesas. Para ajudar, listamos clássicos fundamentais da literatura. Confira!

10 clássicos da literatura fundamentais para o vestibular

1- IRACEMA, JOSÉ DE ALENCAR

Escrita pelo cearense José de Alencar, a obra Iracema foi publicada em 1865 e retrata uma lenda da terra natal do autor. Um romance se desenvolve entre Iracema, a virgem dos lábios de mel, e Martim, o primeiro colonizador português do Ceará. Com um trágico final, esta é uma das obras que fizeram de José de Alencar um dos maiores nomes da literatura brasileira.

2 – DOM CASMURRO, MACHADO DE ASSIS

Uma das obras mais aclamadas da literatura brasileira, Dom Casmurro foi escrita por Machado de Assis e publicada em 1899. A história é contada do ponto de vista do personagem principal, Bento Santiago, que é apaixonado por Capitu desde a infância. Dúvidas e os ciúmes são dois dos temas principais do livro.

3 – VIDAS SECAS, GRACILIANO RAMOS

Vidas Secas é uma das obras de sucesso do romancista Graciliano Ramos. Publicada em 1938, retrata histórias da infância do autor, que aborda temas como desonestidade, o flagelo humano, a seca e condições sub-humanas de sobrevivência.

4 – SENHORA, JOSÉ DE ALENCAR

Senhora é outra obra de sucesso de José de Alencar. Publicada em 1875, tem como aspecto principal o romance entre Aurélia Camargo e Fernando Seixas, marcado por amor e ambição. A história mostra como o amor e os bens materiais podem mudar os rumos das vidas das pessoas.

5 – OS LUSÍADAS, LUÍS VAZ DE CAMÕES

Obra poética escrita pelo português Luís Vaz de Camões e publicada em 1572, é composta por dez cantos que narram as principais passagens da história de Portugal, como as expedições de Vasco da Gama.

6 – MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS, MANUEL ANTÔNIO DE ALMEIDA

Escrito por Manuel Antônio de Almeida e publicado como livro em 1854, o romance conta a história de Leonardo, um jovem travesso que vive dando trabalho ao padrinho. No decorrer da obra, Leonardo se apaixona por Luisinha, que é pedida em casamento por José Manuel. Entre idas e vindas, o romance destaca o interesse das pessoas por bens materiais bem e apresenta o cotidiano das classes média e baixa da época.

7 – O CORTIÇO, ALUÍSIO AZEVEDO

O Cortiço é uma das grandes obras de sucesso do escritor brasileiro Aluísio Azevedo e foi publicada em 1890. Narra a vida de João Romão, um imigrante português, comerciante e dono de um cortiço, além de explorar assuntos como obsessão por trabalho e ganho de dinheiro de forma ilícita.

8 – MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS, MACHADO DE ASSIS

Outro romance de muito sucesso escrito por Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas foi publicado como livro em 1881. A obra é narrada em primeira pessoa por Brás Cubas, homem morto e que deseja escrever sua autobiografia.

9 – O PRIMO BASÍLIO, EÇA DE QUEIRÓS

O Primo Basílio é uma das obras mais importantes do escritor português Eça de Queirós e publicada em 1845. Seus temas principais são o adultério e a chantagem, com tom de crítica à burguesia portuguesa da época.

10 – CAPITÃES DA AREIA, JORGE AMADO

Lançada em 1937, Capitães de Areia é um dos clássicos mais jovens da literatura brasileira. O enredo se passa na cidade de Salvador nos anos 30 e acompanha um grupo de jovens moradores de rua apelidados de Capitães de Areia. A história tem como temas principais a pobreza, liberdade e revolta.

Você vai encarar alguma dessas obras no vestibular? Como está o seu preparo em relação a literatura e interpretação de textos? Deixe um comentário!

Deixe uma resposta